Traições na eleição da Mesa complicam composição das comissões na Assembleia

Traições na eleição da Mesa complicam composição das comissões na Assembleia

A eleição da Mesa Diretora e as traições para definição dos vice-presidentes embolaram todos os acordos que estavam fechados para a composição das comissões permanentes. Assim, os deputados, após a sessão vespertina da tarde desta terça-feira, 5, se fecharam na sala VIP de Assembleia para tentar um entendimento.

Inicialmente, o acordo previa Ricardo Ayres (PSB) para a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), e Olyntho Neto (PSDB) para comandar a Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle. No entanto, Nilton Franco (MDB) não gostou de ter perdido a primeira vice-presidência e Amélio Cayres (SD), que também queria essa cadeira, se sentiu traído por ter que retirar seu nome da disputa.

De outro lado, havia compromisso de Eduardo do Dertins (PPS), para virar primeiro vice-presidente, de colocar Júnior Geo (Pros) na CCJ. E agora a promessa não estaria sendo cumprida. Inclusive, Geo e o Pros estariam sendo isolados e encontrando dificuldade para compor bloco. No final da tarde, surgiu um acordo para levá-lo para o grupo composto por PSB PPS PL PHS e PPL.

Os expectadores mais privilegiados garantem que o fiel da balança para definir as comissões acabou sendo o MDB, a maior bancada, com cinco parlamentares.

Ao final da reunião, Ricardo Ayres foi confirmado para a presidência da CCJ, e Elenil da Penha (MDB) para a Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público.

Confira como ficaram formados os blocos da Casa:

Bloco:  DEM+ MDB

Eduardo Siqueira Campos (DEM) – líder
Elenil da Penha (MDB)
Jorge Frederico(MDB)
Jair Farias (MDB)
Valdemar Jr (MDB)
Nilton Franco (MDB)

Bloco : PSDB + PTC  + PP

Olyntho Neto (PSDB) – líder
Cleiton Cardoso (PTC)
Luana Ribeiro (PSDB)
Valderez Castelo Branco (PP)

Bloco: PSL + SD

Vilmar Oliveira (SD) – líder
Vanda Monteiro (PSL)
Leo Barbosa (SD)
Amélio Cayres (SD)

PSB PPS PL PR PHS PROS PPL 

Ivory de Lira (PPL) – líder
Eduardo do Dertins (PPS)
Fabion Gomes (PR)
Antonio andrade (PHS)
Ricardo Aires (PSB)
Prof. Jr Geo (Pros)

Bloco PV e PT

Cláudia Lélis (PV) –  líder
Issan Saad (PV)
Amelia Santana (PT)
Zé Roberto (PT)

Comentários
você pode gostar também