A Delegacia de Repressões a Crimes de Maior Potencial Contra a Administração Publica (Dracma) deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação Via Avaritia (estrada da ganância, em latim) que apura desvios em um contrato de R$ 29.259.562,44 da Secretaria da Infraestrutura e Cidades, assinado em fevereiro deste ano. A Polícia Civil divulgou que quatro buscas e apreensões ocorreram em empresas e residências de Palmas e na cidade vizinha de Paraíso, a 63 km.

O JTo apurou que entre as obras contratadas estão a reforma da Residência Oficial do Governador, sede de órgãos como agências estaduais de Obras, de Saneamento, do parque do cantão e pavimentação em rodovias.

A suspeita

A SSP divulgou também que o delegado Guilherme Rocha, titular da Dracma, é o responsável pelas investigações e explicou, por meio da assessoria de imprensa, como funcionava o suposto esquema. “Por meio de denúncia anônima, recebemos a informação que uma das empresas funcionava de maneira fraudulenta, para lavar dinheiro utilizado na realização de serviços de manutenção e conservação de bens e imóveis envolvendo, inclusive, a troca da malha asfáltica nas cercanias desses bens”.

De acordo com a SSP, 25 policiais participaram da ação que coletou documentos, equipamentos eletrônicos e anotações referentes ao contrato.

Prisões

Com a colaboração de jornalistas de Minas Gerais, o JTo apurou que dois mandados de prisão temporária foram cumpridos na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, contra Geraldo da Silva Filho uma filha dele, Maria Fernanda, apontada como proprietária de uma empresa sediada em Paraíso, a Proplan. Esta empresa seria a subcontratada da Prime.

Geraldo Filho é superintendente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Agetop) desde abril de 2018.

Para contratar as obras, o governo estadual aderiu a uma ata realizada pelo Comando Militar do Exército do Oeste, da 9ª Divisão de Exército, e 13º Brigada de Infantaria Motorizada do Mato Grosso que tem como vencedora a empresa Prime Construtora, de Brasília.

Outro lado

O JTO não conseguiu contato com as defesas do supeintendente e da filha. As chamadas para o celular dele caíram na caixa de mensagem. Também procurou a Secretaria da Comunicação, mas até o fechamento da matéria não houve retorno.

Obras contratadas

– Reforma da sede da Ageto em Palmas (TO-010)
– Reforma na sede da ATS em Palmas (302 N)
– Reforma na residência oficial do Governador (112 norte)
–  Reforma no Anexo da Secretaria da Infra em Palmas (Praço dos Girassois)
– Reforma na sede do Parque do Cantão em Caseara (TO-080)
– Apa do Jalapão (Ponte Alta, Mateiros e Novo Acordo)