Moradores denunciam descarte irregular de lixo em área verde na região central de Palmas

Por G1 Tocantins

Moradores reclamam do descarte irregular de lixo em área verde

Moradores reclamam do descarte irregular de lixo em área verde

Moradores da região sul de Palmas denunciaram um descarte irregular de lixo na quadra 1.506 Sul, a Arse 152, na região central da cidade. No local podem ser encontradas montanhas formadas por todo tipo de entulho. Depois da chuva desta terça-feira (26) a situação ficou ainda pior porque a lama se misturou com os resíduos.

Tem lixo doméstico, restos de materiais de construção, pneus, copos descartáveis, isopor e embalagens. Materiais que podem virar um esconderijo perfeito para reprodução do mosquito Aedes aegypti.

“O que pode acontecer: escorpiões, cobras eu já vi aqui. Então, pode juntar qualquer tipo de bichos peçonhentos. Na minha casa apareceram três escorpiões”, disse a dona de casa Euslane Lopes.

Segundo os moradores a montanha de lixo está no local há pelo menos dois anos. A área fica atrás do kartódromo Rubens Barrichello, próximo da avenida Teotônio Segurado.

Além do lixo, segundo a moradora, na mesma área havia uma grande quantidade de óleo. Nas imagens enviadas à TV Anhanguera aparece até um pássaro atingido por um produto químico. Hoje, segundo a dona de casa, o lugar foi tapado bem cedo. “Era um buraco bem fundo estava cheio de óleo. Hoje pela manhã eles vieram e tamparam”, disse a mulher.

Montanhas de lixo se formam em área verde — Foto: Reprodução/TV AnhangueraMontanhas de lixo se formam em área verde — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Montanhas de lixo se formam em área verde — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Outro lado

A Prefeitura de Palmas informou que o descarte irregular de lixo infringe tanto o código de posturas municipal, como a legislação ambiental. Desta forma, o cidadão estará sujeito a multa de até R$ 2 mil pela lei municipal e valor mínimo de multa de R$ 5 mil por infração ambiental.

“Porém, a aplicação das penalidades depende do flagrante, por isso é necessário que os moradores fiquem atentos e colaborem denunciando, para que o poder público possa cumprir seu papel”, disse o município em nota.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) informou ainda que lamenta a falta de educação e informa que irá inserir o local no cronograma de limpeza. Denúncias podem ser feitas à Guarda Ambiental pelo telefone 153 ou ainda pela Ouvidoria, por meio do 0800-64-64-156 ou e-mail: [email protected].

Comentários
você pode gostar também