MPTO realiza vistoria de rotina em unidades de saúde de Palmas

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou nesta segunda-feira, 26, mais uma vistoria de rotina em unidades de saúde de Palmas, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Centro de Saúde da Comunidade (CSC) Francisco Júnior e no Ambulatório de Atenção à Saúde (AMAS) Dr Eduardo Medrado.

 

O relatório produzido pela 19ª Promotoria de Justiça da Capital apontou déficit na estrutura predial do CEO, necessidade de cobertura completa da copa e banheiros sem porta. Além disso, é necessário a instalação de um novo exaustor na sala de prótese dentária e a aquisição de um novo aparelho de Raio-X.

 

No CSC Francisco Júnior, também foram constatados sanitários sem porta, além de piso danificado e falta de estrutura na farmácia da unidade para atender à comunidade. Já na AMAS Dr. Eduardo Medrado, a equipe de vistoria constatou que um aparelho de oftalmologia estava sem uso e acondicionado irregularmente no banheiro da unidade.

 

Na sala de insumos, foi constatada a falta de ácido para colposcopia e do anestésico xilocaína. A equipe de vistoria também identificou lixo acumulado no entorno da unidade de saúde.

 

Ainda no AMAS Dr. Eduardo Medrado, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro ouviu reclamações dos servidores da unidade alegando falta de estrutura no prédio e infiltrações e goteiras que ocasionaram alagamentos em decorrência das chuvas das últimas semanas. Os servidores também se queixaram de férias acumuladas sem previsão de gozo, o que tem causado exaustão da equipe e prejudicado a qualidade nos atendimentos da unidade.

 

Diante das constatações, o promotor Thiago Ribeiro afirmou que o Ministério Público adotará medidas administrativas como expedição de ofício e recomendação para sanar as irregularidades. “Caso não seja resolvido, a demanda poderá ser judicializada”, pontuou. (Luiz Melchiades)

 

Assessoria de Com

Comentários
você pode gostar também