Reeducandos do TO participam de ações em apoio ao Outubro Rosa

Reeducandos do TO participam de ações em apoio ao Outubro Rosa

 

Em apoio à campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, quatro reeducandos da Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória de Palmas (NCCPP) que participam do curso de Corte e Costura estão confeccionando lenços de cabeça que serão destinados às pacientes assistidas pela Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins. A ação, além de promover remição de pena aos reeducandos, ajuda a empoderar mulheres que estão em tratamento oncológico.

Os tecidos para a confecção dos lenços estão sendo doados pelos colaboradores da Embrasil Serviços, empresa responsável pela administração indireta do NCCPP de Palmas e da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) no Tocantins. Em agradecimento, cada doador recebe um marcador de livro personalizado com o logotipo da campanha. A comunidade de Palmas que quiser participar da ação também pode doar tecidos ou lenços prontos levando à unidade até o próximo dia 31 de outubro.

Ainda dentro da programação, as servidoras e colaboradoras do NCCPP de Palmas participarão na próxima terça-feira (20) de palestras e dinâmicas sobre prevenção do câncer de mama.

Além dessas ações no NCCPP de Palmas, a Embrasil está promovendo outras atividades alusivas ao Outubro Rosa na UTPBG, em Araguaína, e também na Unidade Prisional Feminina de Palmas (UPF), fazendo valer o compromisso social da Embrasil.

Na última terça-feira (13), as reeducandas da UPF participaram de palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e realizaram testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite B e C. As internas também tiveram aulas de alongamento para melhorar a disposição física e participaram de palestra sobre higiene bucal, com a entrega de kits individuais com pasta e escova de dentes.

Na UTPBG, as servidoras e colaboradores da unidade também participaram de palestra sobre o câncer de mama, aprendendo meios de prevenção, formas de efetuar o autoexame de toque, diagnósticos e tratamentos, entre outros assuntos. A palestrante, a Dra. Yandara Luz Prado, também falou sobre autoestima e empoderamento feminino, como forma de estimular o autocuidado, ressaltando que a saúde física é um reflexo do bem-estar mental e emocional.

A equipe de projetos da UTPBG também firmou parcerias para ampliar as ações do Outubro Rosa. A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do HRA (Unacon/HRA) doou um kit com camisetas da campanha de prevenção ao câncer de mama e a Associação Pró-Vida de Combate ao Câncer doou dois exames de mamografia e outros oito exames de prevenção que foram sorteados entre as colaboradoras, que se reuniram e doaram um dos exames de mamografia para Idelvania Gomes Carreiro, de 39 anos, irmã de Sebastião Gomes Carreiro, interno da unidade.
“Os reeducandos do curso de Artefatos de Concretos contribuíram na produção das lembrancinhas para as colaboradoras e alguns deles auxiliaram também na decoração da sala de reuniões, já como forma de arteterapia. Na ocasião, perguntei a eles quem tinha histórico de casos de câncer de mama na família, foi quando cheguei até o interno Sebastião, que já perdeu a mãe devido à doença. Assim, decidimos presentear sua irmã Idelvania com a mamografia”, explica Stefanny Silva Mariano, coordenadora de projetos da UTPBG.

“Fiquei muito feliz com meu irmão por ele ter lembrado de mim e citado meu nome. Além disso, foi muito legal saber que a unidade se preocupa com a família dos reeducandos. Fiquei bem surpresa e foi ótimo porque precisava refazer os exames”, conta Idelvania, que já agendou seu exame na Associação Pró-Vida. (Da assessoria de imprensa)

Comentários
você pode gostar também