RONALDO DIMAS VAI COMPRAR VACINA DA PFIZER AMERICANA

Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

COVID-19

Dimas autoriza compra de vacina contra Covid-19 para toda a população de Araguaína

Com essa medida, a cidade será pioneira no Brasil.

Por Arnaldo Filho Prefeito deve assinar o decreto ainda nesta semana

O prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) anunciou com exclusividade ao AF Notícias, na manhã desta quinta-feira (3/12), que assinou um decreto autorizando a compra de milhares de doses da vacina contra a Covid-19 que foi desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a alemã BioNTech.

O Decreto nº 365, publicado no Diário Oficial do Município dessa quarta-feira (2), determina que a Secretaria Municipal de Saúde faça a aquisição do produto em regime de urgência.

Conforme o prefeito, o objetivo é adquirir quantidade suficiente para imunizar toda a população araguainense – cerca de 180 mil habitantes. Dimas avalia que o investimento será em torno de R$ 10 milhões – com base no preço médio da vacina atualmente praticado no mercado.

O Reino Unido já aprovou, nesta quarta-feira (2), a vacina da Pfizer/BioNTech e prevê o início da vacinação na semana que vem.

“Não tem lógica o Brasil comprar a vacina de Oxford que tem eficácia menor, sendo que o próprio Reino Unido – país considerado de primeiro mundo – já largou de mão. Parece um atraso trocar uma [vacina] com eficácia de mais de 90% por outra de 60%. Se São Paulo está podendo fazer isso [comprar diretamente a vacina], então vamos fazer também. Vamos correr atrás”, garantiu Ronaldo Dimas.

Segundo informações da Agência Brasil, o Governo Federal segue com acordo com o laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford. A opção tem taxa média de eficácia de 60% e a expectativa do Governo é de vacinar 130 milhões até o fim do ano que vem.

Conforme o prefeito, a imunização de toda a população dará mais tranquilidade e reduzirá os gastos com internações e tratamento de saúde, por exemplo. “Imagina a tranquilidade que teremos com toda a população imunizada”, acrescentou.

ARAGUAÍNA É PIONEIRA!  

Além de ter sido a primeira cidade do Tocantins a adquirir os testes rápidos feitos pelo sangue, Araguaína também tomou a iniciativa para a aquisição de kits para coleta de exame PCR, feito com muco do nariz ou boca.

Araguaína também foi a primeira cidade do Brasil a tornar obrigatório o uso de máscaras de proteção facial em locais públicos, viabilizando a produção e distribuição de 40 mil unidades do equipamento à população carente, junto com cestas básicas, por meio da Secretaria Municipal Assistência Social.

Também foi a única cidade do Tocantins a criar um hospital de campanha contra covid-19 para atender toda população do norte do Estado.

Vacina desenvolvida pela farmacêutica Pfizer

Comentários
você pode gostar também