Grávidas e pessoas com comorbidades ficam aglomeradas enquanto aguardam vacinas em Palmas; Vídeo

Por G1 Tocantins

 


Vacinação gera aglomeração em posto de saúde de Palmas

00:00/00:17

Vacinação gera aglomeração em posto de saúde de Palmas

Uma ação de vacinação contra a Covid-19 em uma Unidade de Saúde da Família (USF) da região norte de Palmas causou aglomeração nesta sexta-feira (7). No postinho da quadra 405 Norte, várias mulheres grávidas e pessoas com comorbidades precisam esperar longos períodos em pé e sob o sol, mesmo reclamando de dores.

Também foram registrados problemas no ginásio de uma universidade particular. Nos dois locais também há puérperas com recém-nascidos no colo.

A ação da Prefeitura é para aplicar a primeira dose da Pfizer em gestantes, puérperas e moradores com comorbidades que tenham entre 55 e 59 anos. As doses ficam disponíveis até às 17h em quatro pontos. Confira os locais abaixo

As pessoas que estão na fila reclamam de tumulto, da demora e desorganização. Veja o vídeo acima

“Acabou a vacina aqui [405 Norte] e disseram que vão trazer. Não para de chegar gente. Mas tá uma aglomeração e zero distanciamento. Gestantes reclamando que não conseguem ficar em pé. Querem sentar mas vão perder lugar na fila”, disse uma grávida que aguarda a aplicação.

Vacinação em ginásio no sul de Palmas — Foto: Divulgação

Vacinação em ginásio no sul de Palmas — Foto: Divulgação

No ginásio de uma faculdade particular as pessoas também ficam próximas, sem cumprir o distanciamento necessário. Apesar da distribuição de senhas, uma moradora disse que a vacinação está demorada e desorganizada. “A mulher disse que antes de mim tem mais ou menos 100 pessoas”, reclamou.

G1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e aguarda um posicionamento.

Para receber a vacina, as pessoas com comorbidades devem apresentar documentos e exames que comprovem a doença pré-existente. Confira a lista clicando aqui.

Onde vacinar

 

Nesta sexta-feira (7) e sábado (8) as doses para este público são aplicadas em quatro locais. São eles:

  • USF da Arno 42 (405 Norte)
  • USF da Arse 122 (1.206 Sul)
  • USF Novo Horizonte (setor Novo Horizonte)
  • Ginásio do Ceulp/Ulbra (Somente nesta sexta-feira)
Comentários
você pode gostar também