Andreia Schmidt é o melhor nome para o Senado no Tocantins

ELEIÇÕES 2022

Conheça os 11 candidatos que estão na disputa pela única vaga de senador no Tocantins

Dois candidatos já pediram o registro no TSE; prazo termina dia 16 de agosto.

Por Gláucia Mendes
09/08/2022 07h59 – Atualizado há 9 horas

Apenas uma cadeira será ocupada

Mais de 10 candidatos estão na disputa pela única vaga de Senador da República pelo Tocantins nas eleições de 2 de outubro. Os políticos têm até o dia 16 deste mês para registrarem suas candidaturas na Justiça Eleitoral. O prazo das convenções encerrou na última sexta-feira (5).

Os concorrentes são: Andréia Schimidt (PMB); Ataídes de Oliveira (PROS); Carlos Amastha (PSB); Guaracy Batista (Avante); Kátia Abreu (PP); Lazara Merley (DC); Lúcia Viana (PSOL); Mauro Carlesse (Agir); Pastor Claudemir Lopes (Patriota); Professora Dorinha (UB); Vilela do PT (PT).

Dois candidatos já solicitaram o registro de candidatura ao TSE, conforme o site DivulgaCand, e aguardam julgamento. O empresário Ataídes Oliveira declarou bens no valor de R$ 38.161.972,00. E, Pastor Claudemir, patrimônio de R$ 50 mil.

Perfil dos candidatos

Andreia Schmidt

Adréia Branco Schmidt tem 53 anos e é natural de Lages (SC). Ela é agrônoma, mestre e doutora em ciência, é a primeira vez que disputa cargo político

Ataídes de Oliveira

Ataídes de Oliveira, 62 anos, é natural de Estrela do Norte (GO), empresário dono de vários empreendimentos e também advogado. Na política já foi Senador entre 2013 e 2019, após a morte de João Ribeiro e também foi candidato ao Governo do Tocantins em 2014.

Carlos Amastha

Carlos Enrique Franco Amastha, 61 anos, é empresário, colombiano naturalizado brasileiro. Foi Prefeito de Palmas por dois mandatos, sendo que o segundo não concluiu pois renunciou ao cargo para disputar a eleição suplementar em 2018. No mesmo ano, disputou o Governo na votação ordinária e não foi eleito.

Guaracy Batista

Guaracy Batista da Silveira tem 71 anos, bispo da Igreja do Evangelho Quadrangular no Tocantins, é segundo suplente de Kátia Abreu e já assumiu o cargo durante uma licença da senadora.

Kátia Abreu

Kátia Abreu, 62 anos, é psicóloga e agropecuarista, Já foi deputada federal por dois mandatos e desde 2007 é senadora pelo Tocantins. Também foi ministra da agricultura, pecuária e abastecimento durante o segundo governo de Dilma Rousseff.

Lazara Merley

Lazara Marley de Castro Teixeira, 66 anos e é natural de Porangatu (GO), onde chegou a ser vereadora. No Tocantins,  ela responsável por um laboratório de análises clínicas em Palmas e já foi candidata a vereadora em 2016,

Lúcia Viana

Aposentada, Maria Lucia Soares Viana, 60 anos, é advogada e atuou como servidora pública federal por 34 anos.

Mauro Carlesse

Mauro Carlesse, 62 anos, é empresário e agropecuarista. Já foi candidato a prefeito de Gurupi e deputado estadual. Em 2018 venceu as eleições suplementares para o governo em 2018. No mesmo ano reelegeu-se. Foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no fim de 2021 e renunciou ao cargo em meio a um processo de impeachment em 2022.

Pastor Claudemir Lopes

Caudemir Lopes, 50 anos, já foi vereador em Palmas e é pastor e presidente da Convenção de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Tocantins.

Professora Dorinha

Professora Dorinha, tem 57 anos, pedagoga, foi secretária da educação no Tocantins por mais de nove anos. Também é presidente do partido União Brasil no Tocantins e está no terceiro mandato de deputada federal.

Vilela do PT

João Helder Vilela, conhecido como Vilela do PT, de 63 anos, é empresário e presidente do diretório metropolitano do PT. Já foi candidato a prefeito e vereador de Palmas e deputado federal, mas sem êxito nas urnas.

Comentários
você pode gostar também