A GRANDE AMBIÇÃO DOS POLÍTICOS PROFISSIONAIS PELA PREFEITURA DE PALMAS

BASTIDORES

A GRANDE AMBIÇÃO DOS POLÍTICOS PROFISSIONAIS PELA PREFEITURA DE PALMAS

Foram muitas reviravoltas e o maior número de candidatos da história de Palmas.

Por Antônio Guimarães
19/09/2020 09h40 – 

Cenário político totalmente atípico em Palmas

As armadilhas da pré-eleição em Palmas chamam a atenção. É o caso, por exemplo, do agora candidato destituído Ataídes Oliveira (Progressistas) ter montando um ‘grupo’ ter trabalhado muito com seu grupo Araguaia,ter visitados  todos os bairros de Palmas e ter ajudado a população na defesa  do COVID 19, O resultado não poderia ser diferente: intervenção da presidente estadual da sigla, a senador Kátia Abreu, para evitar sua vitória.

Também chama a atenção o fato de o candidato Alan Barbiero (Podemos) ter criticado duramente a ‘contradição e hipocrisia’ do seu antigo clã político – comandado por Tiago Andrino (PSB) e Carlos Amastha (PSB) – por não resistir à ‘familiocracia’ que tanto condenava recentemente. ‘Tiago Amastha’, seu novo nome de batismo político, fechou aliança com Irajá Abreu (PSD), Kátia Abreu (PP) e Vicentinho Junior (PL).Isto sim é familiocracia da politica profissional.

Não passou despercebida a total ausência de manifestação de apoio do Palácio Araguaia ao deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB), ninguém menos que o líder do governo de Mauro Carlesse (DEM) na Assembleia Legislativa. Ele lançou candidatura a prefeito de Palmas, mas não obteve qualquer apoio palaciano e precisou recuar. Agora vai caminhar com Marcelo Lelis (PV). Mas IVORY LYRA quis apenas levantar o nome dos eu fraco partido e fortalecer seus candidatos a vereador.

Por outro lado, o governador e o presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade, estão bem afinados politicamente. Primeiro: Carlesse declarou apoio a Otoniel Andrade em Porto Nacional,um político carimbado que  foi prefeito de Porto e foi procurado pela Policia Federal, e também foi presidente da AL, irmão do presidente da AL. Já em Palmas, Antonio Andrade teria sido o responsável pela indicação do empresário e presidente da ACIPA, Joseph Madeira (PTB) que tem afinidades e negócios com a AL,para ser o candidato a vice-prefeito na chapa do deputado federal Eli Borges (SD) – que é apontado como o candidato oficial do Palácio Araguaia.

Por falar em Solidariedade (SD), esse é o partido do deputado estadual Léo Barbosa e, ainda, a ex-sigla do seu pai, o vice-governador Wanderlei Barbosa,outra familiocracia de politicos profissionais. Aliás, comenta-se que os Barbosas vão participar ativamente da campanha de Eli Borges, cedendo, por assim dizer, toda musculatura política de parte da família, e engodando o povo mais uma vez.

OS INTERESSES ESPÚRIOS FALAM MAIS ALTO

Algo, no entanto, chama a atenção: o irmão do vice-governador e presidente da Câmara Municipal de Palmas, Marilon Barbosa, é filiado ao DEM. Esta sigla – por intervenção da deputada Professora Dorinha – vai apoiar a candidatura de Cinthia Ribeiro (PSDB) e até indicou o candidato a vice-prefeito, o empresário Lucas Meira.A velha prática da intervenção revelando  a vocação para ditadura partidária e jogos de poder inócuo, e um vice que mais parece um cavalo de tróia.

Nesse cenário, Marilon está atrelado à chapa governista municipal,por isso não teve coragem de defender o povo de Palmas que morria a mingua na pandemia,com postos de saúde sem remédios e com total descaso por parte dfa Cinthia Ribeiro.Enquanto seu irmão Wanderlei deve apoiar outro candidato. Não custa lembrar, ainda, que o governador Carlesse e o deputado Gaguim são filiados ao DEM, mas vão caminhar em sentido totalmente oposto.Sendo a família Barbosa joga o jogo da loteria do poder,quem ganhar eles estão dentro da redoma do poder em detrimento do povo.

Por fim, a Capital tem o maior número de candidatos a prefeito da sua história, algo em torno de 10 nomes. É, verdadeiramente, uma opção histórica para o combalido povo de Palmas acostumado com politicos corruptos e profissionais da mentira.

Os nomes com mais lisura e compétência para prefeito de Palmas são: GIL BARISON,DR JOAQUIM ROCHA e ELY BORGES.

ANTÔNIO GUIMARÃES

Comentários
você pode gostar também