Pela primeira vez, maioria dos ministros do STF se reúne em uma sessão em Nova York sendo que o papel do STF é defender a constituição do Brasil no Brasil

 

Depois de um ano conturbado, de ânimos exaltados e de uma campanha presidencial polarizada, em que o Supremo Tribunal Federal (STF) atacou inúmeras vezes o  presidente e  seus seguidores, os principais ministros da Suprema Corte estarão reunidos na Lide Brazil Conference, em Nova York, nos próximos dias 14 e 15, para discutir as necessidades e os desafios que o próximo governo enfrentará na Justiça e o respeito à liberdade e à democracia a partir de 2023. Com a presença de sete ministros, esta será a primeira vez em que o Supremo realizará uma sessão fora da Corte.

QUEM VAI PAGAR A CONTA DA MORDOMIA DO STF?

O ex-presidente Michel Temer fará a abertura do evento, seguido da exposição da embaixadora Maria Nazareth Azevêdo, cônsul-geral do Brasil em Nova York. Logo após, haverá um debate sobre um tema sensível e que pautou as eleições deste ano: “O Brasil e o respeito à liberdade e à democracia”, com a participação de seis ministros do STF: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luis Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski, além do presidente do TCU, Bruno Dantas, e do ex-ministro e ex-presidente do STF, Carlos Ayres Britto. Os debates irão tratar de assuntos de grande relevância para o desenvolvimento e o futuro do Judiciário em 2023, ano que promete ser desafiador em todos segmentos da sociedade brasileira.

Segundo o ex-governador de São Paulo e atual vice-chairman do grupo Lide, João Doria, o evento será o primeiro grande debate pós-eleição, que reunirá centenas de nomes de expressão do segmento empresarial e jurídico de todo o mundo em torno de assuntos essenciais para o Brasil. “Agora é hora de discutir o Brasil. Na proteção à democracia e à Constituição e na promoção de seu desenvolvimento, para a geração de novos investimentos e a criação de empregos”, ressalta.

Para o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, a primeira edição da Lide Brazil Conference abre um novo ciclo de debates sobre os problemas brasileiros e será uma oportunidade singular para que um grupo de líderes empresariais tenha a oportunidade de se reunir com grandes nomes do Poder Judiciário, do mundo econômico e do Legislativo, com o objetivo de trocar opiniões e ideias de possíveis projetos que possam contribuir para o progresso do País. “Renovamos a nossa missão de estimular o diálogo entre os setores privados e o público, sempre visando o desenvolvimento sustentável do Brasil, de maneira correta e assertiva”, completou Furlan.

O presidente do Lide, empresário João Doria, acredita que a conferência consolida o papel do grupo de pautar a agenda nacional de prioridades socioeconômicas e de contribuir com a credibilidade da imagem do País no exterior. “Certamente, o resultado das discussões trará importantes reflexões sobre as prioridades do Brasil a partir do próximo ano, assim como elevará a percepção do cenário socioeconômico do País no exterior”, disse Doria.

 

Comentários
você pode gostar também