Agentes prisionais da CPP de Palmas testam positivo para coronavírus

Por G1 Tocantins

 


Casos são na Casa de Prisão Provisória de Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Pelo menos cinco agentes prisionais que trabalham na Casa de Prisão Provisória de Palmas testaram positivo para o novo coronavírus nesta sexta-feira (14). Os casos foram confirmados pela administração do sistema prisional neste sábado (15). O presídio é o mesmo em que mais de 40 detentos foram diagnosticados com a doença no começo do mês.

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) foi questionada pelo G1 sobre quantos servidores ao todo estão com a doença e quantos deles ainda apresentam sintomas, mas não enviou resposta aos questionamentos.

Em nota, a Seciju disse que não haverá nenhum prejuízo nas atividades das unidades prisionais porque há previsão legal para a convocação de plantões extraordinários caso haja falta de servidores durante a pandemia. O número total de detentos que estão infectados com o vírus também não foi informado.

A Seciju diz que possui um plano de ação e prevenção de combate ao coronavírus dentro do Sistema Penal. Entre as medidas que a pasta diz ter colocado em prática estão ações de higienização, limpezas e sanitização, uso obrigatório de máscaras, testes rápidos, suplementação alimentar, operação Lockdown, monitoramento, apoio psicológico e acompanhamento médico a servidores e custodiados.

As visitas de familiares e advogados aos presos estão suspensas desde março. Foi criado um projeto para que eles tivessem contato através de telefonemas em horários agendados. Mesmo assim, houve confirmações de casos da Covid-19 em presídios de pelo menos quatro cidades. Palmas, Gurupi, Guaraí e Augustinópolis.

Em Araguaína houve casos entre os funcionários do presídio Barra da Grota, mas na época o estado negou que detentos tivessem sido infectados. Uma das vítimas da doença no Tocantins foi o agente de execução penal Donizete Pereira da Costa, de 58 anos.

Comentários
você pode gostar também