Após anos de espera, 40 famílias carentes devem receber casas populares em Palmas

Por TV Anhanguera

 

Imóveis populares que estão sendo construídos no setor Taquari, na região sul de Palmas, devem ser entregues para 40 famílias carentes da cidade. Segundo o Governo do Estado, o sonho da casa própria deve ser realizado em fevereiro deste ano. Os primeiros a serem beneficiados esperam há pelo menos 10 anos. (Veja o vídeo)

As obras e as entregas deveriam ter sido feitas há anos atrás. É que o contrato para o início das construções foi assinado em 2009. Em 2014 as obras foram paralisadas e só foram retomadas em setembro do ano passado.

A demora deixa as pessoas em situações difíceis. Maísa Ramos e os cinco filhos vivem de favor em uma kitnet no setor Jardim Aureny IV. Ela está inscrita em programas de habitação da prefeitura e do estado e há cinco anos aguarda a realização do sonho de viver no próprio lar.

Desempregada, a dona de casa teve a água e a luz cortadas há sete dias porque não tem como pagar todas as contas. “A gente vai arrumando unha, arruma o cabelo, pega uma diária, limpa um quintal. E assim a gente vai sobrevivendo. Não é fácil”, disse. A mulher conta que nos últimos dias teve pneumonia então ficou uma semana sem trabalhar.

As obras e as entregas deveriam ter sido feitas há anos atrás — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera As obras e as entregas deveriam ter sido feitas há anos atrás — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

As obras e as entregas deveriam ter sido feitas há anos atrás — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

Assim como Maísa, milhares de tocantinenses vivem em situação de pobreza e precisam de uma casa.

De acordo com o Governo do Estado, várias moradias populares devem ser entregues até o final de 2020. O superintendente de habitação estadual, Ilton Lima, ha construções também no interior do estado. “As obras que estavam paradas, todas elas, nós já autuamos o processo agora para licitação”. (Veja a lista abaixo)

Para participar de algum programa de habitação a pessoa não pode ser dona de nenhum imóvel e nem ter sido contemplada por programa de habitação do Governo Federal, e ter renda de até R$ 1,6 mil. Entre os grupos prioritários estão: pessoa idosa ou com deficiência na família; vítimas de violência doméstica e mulheres chefes de família.

Cidades onde casas populares são construídas

  • São Bento do Tocantins – 40 casas
  • Pium – 100 casas
  • Sítio Novo – 40 casas
  • Aurora do Tocantins – 45 casas
  • Palmas – 80 casas
Comentários
você pode gostar também