Após determinação da Justiça, 10 novos leitos de UTI Covid começam a funcionar no Hospital Regional de Porto Nacional

Por G1 Tocantins

 


Leitos de UTI são inaugurados em Porto Nacional — Foto:  Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Leitos de UTI são inaugurados em Porto Nacional — Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Dez novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 foram abertos no Hospital Regional de Porto Nacional neste sábado (10) e já começaram a funcionar. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as vagas serão gerenciadas pela Innmed Gestão em Saúde LTDA. A empresa é responsável tanto pela contratação de profissionais de saúde, como de equipamentos e insumos para a operacionalização.

Os leitos entraram em operação neste sábado (10) e já estão aptos a receber pacientes.

criação de leitos de UTI em Porto Nacional foi determinada pela Justiça ainda em agosto do ano passado, mas a medida vinha sendo descumprida até março deste ano, quando a Justiça deu prazo de 24 horas para apresentação de um cronograma.

A SES informou que, com a inauguração, o Tocantins passou a contar com 436 leitos, sendo 264 clínicos e 172 de UTI Covid.

O secretário de saúde do estado, Edgar Tollini, afirmou que os novos leitos funcionarão de forma permanente, passando a fazer parte da estrutura definitiva do hospital. “Optamos por não fazer estruturas provisórias, mas sim investir na rede hospitalar, ampliando a oferta de novos leitos, melhorando as condições de trabalho dos profissionais que estão na linha de frente, e consequentemente, oportunizando à população o tratamento adequado”, disse o secretário.

Leitos vão atender pacientes com Covid-19 em estado grave — Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Leitos vão atender pacientes com Covid-19 em estado grave — Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Neste ano a unidade chegou a ficar superlotada e tinha vários pacientes na fila por leitos de UTI.

João Nonato Assunção de 70 anos, que estava à espera de um leito, morreu horas após conseguir transferência hospitalar. Antes de conseguir a vaga que precisava, a filha Kaline da Paz fazia vigília para acompanhar o pai pela janela do Hospital de Porto Nacional, onde ele estava internado. A mulher já tinha perdido um irmão para a doença e agora a família está em luto mais uma vez.

João Nonato Assunção morreu por conta da Covid-19 — Foto: Arquivo Pessoal

João Nonato Assunção morreu por conta da Covid-19 — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo o portal Integra Saúde, atualmente não há pacientes de Porto Nacional na fila de espera.

Porto Nacional é a quarta cidade do Tocantins com mais casos confirmados de Covid-19. Desde o início da pandemia o município contabiliza 7 mil diagnósticos, sendo que 137 pessoas morreram. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os 139 municípios acumulam 147.752 casos, sendo que 2.227 pacientes não resistiram e foram a óbito.

Comentários
você pode gostar também