Bolsonaro e Trump nos EUA

INTERNACIONAL

Bolsonaro e Trump nos EUA

Acompanhe a visita do presidente brasileiro ao colega americano; os dois devem discutir a situação na Venezuela

 

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que chegou a Washington no domingo, foi recebido na Casa Branca, junto com sua comitiva, nesta terça-feira. Ele terá um encontro privado com Donald Trump no Salão Oval e os dois farão uma declaração conjunta à imprensa no Jardim das Rosas.

 

O comunicado deve mencionar a crise na Venezuela e como Brasil e EUA pretendem atuar unidos pela democracia na América Latina, fazendo uma crítica especial ao “socialismo” de Maduro.

 

ACOMPANHE AO VIVO

 2 ATUALIZAÇÕES

  • 13h47

    19/03/2019Agora, Trump e Bolsonaro estão em encontro reservado e na sequência almoçam com uma equipe de assessores.

     

    Em cerca de 1 hora os dois darão uma entrevista no Jardim das Rosas da Casa Branca.

     

  • Trump também afirmou que os Estados Unidos vão apoiar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

     

    Trump já havia manistado anteriormente seu apoio a esta demanda de Brasília. (Beatriz Bulla)

  • 13h25

    19/03/2019Questionado se gostaria de ver o Brasil envolvido em opção militar na Venezuela, Trump afirmou que ainda não conversou sobre essa possibilidade com Bolsonaro e ainda não poderia falar sobre isso.

     

     

    Em entrevista, na véspera, para a emissora Fox News, o presidente brasileiro reiterou que o País tem limites em sua atuação contra Maduro e deu a entender que a opção militar estava descartada(Beatriz Bulla)

  • 13h22

    19/03/2019presidente americano afirmou que a base de lançamento de Alcântara também é uma das coisas discutidas entre os dois líderes. “Estamos pensando muitas opções, pensando em facilitar os vistos“, afirmou o republicano.

     

    Sobre o comércio com o Brasil, o americano afirmou que “não é tão bom como poderia ser“.

     

    Ao comentar a crise na Venezuela, ele reiterou que “todas as opções estão na mesa” para tratar do futuro do bolivariano Nicolás Maduro. (Beatriz Bulla)

  • 13h20

    19/03/2019Trump e Bolsonaro trocaram camisas das seleções de futebol de seus países no Salão Oval da Casa Branca. (Beatriz Bulla)

    Beatriz Bulla/Estadão

    Beatriz Bulla/Estadão

  • 13h18

    19/03/2019Trump saúda Bolsonaro e diz que falarão de Venezuela e comércio.

    Bolsonaro diz que admira Trump e diz que quer ter um “grande Brasil” assim como ele quer ter uma grande América – uma referência ao slagan de campanha do republicano: “Make America Great Again”

     

     

    REUTERS/Carlos Barria

  • 13h11

    19/03/2019

  • 13h06

    19/03/2019O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, acaba de chegar à Casa Branca, onde se reunirá com o presidente americano Donald Trump.

  • 12h48

    19/03/2019O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o uruguaio Luis Almagro, disse nesta terça-feira, 19, que discutiu com o presidente Jair Bolsonaro em Washington o processo de redemocratização na Venezuela. Na pauta estiveram também a discussão de medidas contra o crime organizado e a corrupção.

     

     

    Alan Santos/AFP

  • 12h03

    19/03/2019A visita do presidente Jair Bolsonaro à sede da CIA, a agência de inteligência americana, em Langley, é fato raro na diplomacia brasileira e na história de visitas oficiais. Desde a criação da agência, em 1947, 14 presidentes brasileiros visitaram os EUA e destes apenas Bolsonaro esteve publicamente em Langley. A visita não constava da agenda oficial.

     

    Levantamento feito junto a arquivos históricos do Departamento de Estado e da CIA mostram que apenas Juscelino Kubitschek e João Goulart, em 1956 e 1962, participaram de eventos com representantes da agência durante visitas de Estado – ambos em jantares oficiais. Leia mais.  (Beatriz Bulla e Luiz Raatz)

     

    Arquivo/Estadão

  • 11h41

    19/03/2019Além de questões comerciais e agrícolas, o encontro de Trump e Bolsonaro deve ser marcado pela discussão sobre a crise na Venezuela, especialmente em razão do bom vínculo entre militares venezuelanos e brasileiros, que pode contribuir para o “fim da usurpação de Maduro”, afirmou uma fonte do governo americano à agência France-Presse.

     

    Os problemas no país vizinho também estarão no centro da agenda de Bolsonaro nesta terça com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.

  • 11h23

    19/03/2019AGENDA:

     

    De acordo com a agenda de Trump, o encontro com Bolsonaro começará às 13 horas (horário de Brasília). Os dois terão uma reunião a portas fechadas de 20 minutos. Depois, às 12h25, participam de um almoço de trabalho, com uma equipe ampliada de assessores.

     

    Às 14h45, os dois concederão uma entrevistano Jardim das Rosas. Às 15h15, Bolsonaro se despede de Trump e deixa a Casa Branca. Ao todo, os líderes ficarão juntos por 3 hora e 15 minutos.

  • 09h46

    19/03/2019Em entrevista à emissora americana Fox Newsna segunda-feira, que foi ao ar na madrugada desta terça, 19, o presidente Jair Bolsonaroafirmou que a maioria dos imigrantes não possui boas intenções e, assim, se mostrou favorável à ideia do presidente americano Donald Trump de construir um muro na fronteira com o México.

     

    “A maioria dos imigrantes não tem boas intenções”, disse Bolsonaro, que afirmou que questionaria aos que são contra a construção do muro “se eles tirariam as portas de suas próprias casas”. “Nós concordamos com a proposta de Trump sobre o muro”, disse.

     

    Leia mais na reportagem da correspondente do Estado em Washington, Beatriz Bulla.

     

    Veja abaixo a íntegra da entrevista de Bolsonaro (áudio em inglês):

Comentários
você pode gostar também