Brasil tem dois casos positivos da variante Deltacron, diz Queiroga

Brasil tem dois casos positivos da variante Deltacron, diz Queiroga

De acordo com Marcelo Queiroga, os casos registrados no Brasil são de moradores do Amapá e do Pará

atualizado 15/03/2022 10:05

ministro da saúde Marcelo Queiroga de jalecoRafaela Felicciano/Metrópoles
ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta terça-feira (15/3), que o Brasil registrou dois casos positivos da variante Deltacron da Covid-19. A cepa, identificada pela primeira vez na França, combina características das mutações Delta e Ômicron.

De acordo com Queiroga, as ocorrências constatadas no Brasil são de moradores do Amapá e do Pará. “Nós monitoramos todos esses casos. Isso é fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil”, explicou.

Questionado se a situação é motivo para preocupação, o ministro afirmou que a variante Deltacron requer “monitoramento”.

“Essa variante é de importância e requer monitoramento. As autoridades sanitárias estão aqui, diante dessas situações, para tranquilizar a população brasileira. As medidas são as mesmas. Se eu tivesse que indicar uma medida, seria a aplicação da dose de reforço. Se você não tomou, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de onde você mora”, convocou Queiroga.

O Norte do país é um dos focos do Ministério da Saúde nas campanhas para incentivar a vacinação contra a Covid-19, uma vez que os índices de imunização nos estados da região são baixos, se comparados aos de outras unidades da Federação.

Segundo o titular da pasta federal, os estados do Amapá e de Roraima ainda apresentam baixa cobertura vacinal. De acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa*, no Amapá, apenas 45,5% da população está imunizada com as duas doses. Em Roraima, o índice é de 47,9%.

“Vocês conhecem a Região Norte. O estado do Amazonas é aquela maravilha, mas há cidades que nós só conseguimos ter acesso por meio de barcos, de avião. Então, não é uma tarefa simples. Nós fizemos ações que culminaram no aumento da vacinação. Ainda temos o estado de Roraima e o estado do Amapá, que têm uma cobertura mais baixa, mas vamos nos empenhar para ampliar essa cobertura e isso só vai ser possível com a conscientização da população brasileira”, ressaltou o ministro.

Ômicron, Delta, Alfa e outras: conheça cepas já identificadas da Covid

conteudo patrocinado

TRADELG.NETPalmas: Junte o sucesso da Mercado Livre e você poderia ganhar uma segunda renda potente!
ERECTINAnvisa libera nova pílula masculina para a potência após os 40 anos de idade
LGAr-condicionado LG DUAL Inverter Voice UV Nano

1

*O Consórcio de Veículos de Imprensa é composto por G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha de S. Paulo e UOL.

Comentários
você pode gostar também