Câncer é principal causa de mortes em 11 cidades do Tocantins, diz levantamento

Em Ipueiras, a doença é responsável por 36% do total de óbitos. Demora no diagnóstico é o principal problema, segundo o conselho Federal de Medicina.


Por TV Anhanguera

 

Câncer se torna principal causa de mortes em 11 cidades do Tocantins

Um levantamento do Conselho Federal de Medicina mostrou que em 11 cidades do Tocantins a principal causa de mortes registradas é o câncer. A situação mais preocupante é em Ipueiras, na região central do estado, onde 36% das pessoas que morrem em 2016 foram diagnosticadas com algum tipo da doença. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (13).

A lista de cidades com maior incidência no estado segue com Divinópolis (33%); Crixás (33%) e São Salvador (29%).

A avaliação dos pesquisadores é que a demora no diagnóstico é o principal problema na hora de buscar tratamentos efetivos para os pacientes. O Instituto Nacional do Câncer estima que este ano haverá mais 2,7 mil casos confirmados da doença entre os moradores do Tocantins.

A presidente do Conselho Regional de Medicina, Jussara Martins Oliveira, disse que considera o número alto para o estado. “É um número muito elevado de pacientes que morrem, às vezes até sem tratamento. Se já iniciou o sintoma, é porque o paciente já está sofrendo a doença. Até conseguir os exames que confirmem, ele já perdeu o tempo de tratamento”.

Câncer se tornou a principal causa de mortes em algumas cidades (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Câncer se tornou a principal causa de mortes em algumas cidades (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Câncer se tornou a principal causa de mortes em algumas cidades (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Comentários
você pode gostar também