CAOS NA SAÚDE DO TOCANTINS NÃO TEM NEM AMBULÂNCIA NO SAMU E NEM NO BOMBEIRO

Por G1 Tocantins

 


Vítima de acidente foi socorrida em carro de passeio — Foto: Reprodução

Vítima de acidente foi socorrida em carro de passeio — Foto: Reprodução

Uma motociclista precisou ser socorrida por um carro de passeio após se envolver em um acidente no centro de Palmas nesta segunda-feira (10). A batida foi durante a manhã na Avenida NS-1 e a condutora acabou caindo. Outros motoristas e pessoas que passavam pela região tentaram conseguir socorro, mas a informação que receberam ao telefonar para a emergência é que nem o Samu nem os Bombeiros tinham ambulâncias disponíveis.

Como a mulher acidentada estava sentindo muita dor, eles pegaram uma maca emprestada na Unidade de Pronto Atendimento da região norte, que fica na quadra ao lado, e fizeram o socorro no banco de trás de um carro de passeio. O veículo teve que ir andando com as portas abertas até a UPA, onde a vítima do acidente começou a receber o atendimento.

Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde da mulher que aparece nas imagens.

Informação é de que não havia ambulâncias disponíveis para fazer o socorro — Foto: Reprodução

Informação é de que não havia ambulâncias disponíveis para fazer o socorro — Foto: Reprodução

Em nota, a prefeitura de Palmas disse que tem trabalhado para atender casos de urgência e emergência à população no menor tempo possível. Sobre a ocorrência, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as ambulâncias estavam ocupadas em atendimento a outras demandas também graves na Capital, Disse que das sete ambulâncias existentes, três são de suporte básico, duas de suporte avançado e uma exclusiva para casos de Covid-19.

Sobre o atendimento improvisado, a Semus disse que a população jamais deve remover as vítimas do local, pois o ato pode aumentar a gravidade dos ferimentos, principalmente em casos que a vítima está presa às ferragens.

O Corpo de Bombeiros disse que a manutenção da viatura de Resgate impossibilitou o atendimento à ocorrência. Disse que a mulher foi socorrida com o cumprimento de todos os protocolos, com a intervenção direta de um socorrista do CBMTO, especialista em Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

O CBMTO esclareceu ainda, que nem sempre é possível ter controle sobre algumas situações quando se trata de imprevistos com veículos, por exemplo, e reafirma sua conduta na busca de sempre prestar o melhor serviço à sociedade, pois é isso que faz da corporação uma das mais respeitadas no Tocantins e no Brasil.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Comentários
você pode gostar também