Chefe da Unidade Penal de Palmas durante a morte de Briner Bitencourt recebe nova promoção


Thiago Oliveira Sabino era chefe da UPP durante a morte de Briner Bitencourt — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

Thiago Oliveira Sabino era chefe da UPP durante a morte de Briner Bitencourt — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

O policial penal Thiago Oliveira Sabino de Lima voltou a ser promovido a um cargo de chefia nesta terça-feira (8). Ele era o responsável pela Unidade Penal de Palmas (UPP) e deixou o cargo uma semana após Briner de Cesar Bitencourt, de 22 anos, passar mal e morrer dentro do presídio.

Briner tinha ficado um ano na prisão tentando provar inocência. Ele foi absolvido no dia 7 de outubro e morreu três dias depois, esperando o alvará de soltura. Antes da morte, o jovem tinha ficado quase duas semanas

  • Prontuários mostram a linha do tempo com sintomas de Briner Bitencourt, que morreu no dia que seria liberado de presídi

Thiago é servidor efetivo da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) no cargo de policial penal desde maio de 2017. A saída dele da chefia da UPP teria sido a pedido, conforme a publicação da época no Diário Oficial.

Nesta terça-feira (8), uma nova publicação o promoveu ao cargo de gerente. O servidor será responsável por “políticas de alternativas penais”.

g1 questionou à Secretaria de Cidadania e Justiça quais são as atribuições do cargo, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

Entenda

 

Briner de César Bitencourt tinha 23 anos — Foto: Arquivo pessoal

Briner de César Bitencourt tinha 23 anos — Foto: Arquivo pessoal

O laudo da morte de Briner foi concluído pela Polícia Científica na semana passada, apontando que o jovem teve diversos problemas pulmonares que levaram ao óbito. Segundo o documento, Briner teve tromboembolismo pulmonar, infarto pulmonar, Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS) e pneumonia bacteriana.

Quase um mês após a morte, a mãe do jovem recebeu um e-mail marcando uma visita ao filho na unidade. A mensagem foi encarada como uma piada de mau gosto e a secretaria abriu uma sindicância para apurar o fato.

A morte do jovem é alvo de investigações e sindicâncias administrativas.

Comentários
você pode gostar também