China e EUA afirmam ter chegado a ‘fase um’ do acordo comercial

China e EUA afirmam ter chegado a ‘fase um’ do acordo comercial

Estados Unidos não vão impor tarifas adicionais marcadas para o próximo dia 15 e China deve aumentar a compra de produtos americanos

Por da Redação – Atualizado em 13 dez 2019, 13h59 – Publicado em 13 dez 2019, 13h14

 

China e os Estados Unidos chegaram a um acordo sobre o texto da “fase um” de um acordo comercial, afirmou nesta sexta-feira, 12, o vice-ministro das Finanças, Liao Min em coletiva a imprensa. Pelo Twitter, o presidente americano Donald Trump comemorou o acordo e afirmou que os países começaram a negociar “imediatamente” uma próxima fase, com a redução escalonada de tarifas. As novas alíquotas para eletrônicos chineses, que os EUA cobrariam a partir do dia 15, foram canceladas. “Este é um negócio incrível para todos”, comemorou Trump.

De acordo com o vice-ministro de comércio chinês, Wang Shouwen, em pronunciamento à imprensa, os dois países concordaram com o “contexto” da primeira fase das negociações comerciais. Ele apontou que os EUA concordaram em reduzir gradativamente as tarifas impostas aos produtos chineses.

A China, em contrapartida, deve ampliar a proteção aos interesses empresariais estrangeiros em seu território. O país também se comprometeu a incrementar a importação de produtos agrícolas e energia dos Estados Unidos. energia e produtos agrícolas (incluindo trigo e milho) e farmacêuticos, além de serviços financeiros dos EUA.

Logo após o comunicado dos chineses, Trump foi ao Twitter comemorar o acordo, definido como ele como uma “grande primeira fase”. Embora tenham sido suspensas as tarifas de 10% que entrariam em vigor no dia 15, as taxas já existentes de 25% “continuarão como estão”, afirmou Trump. Essas tarifas são aplicadas a cerca de 250 bilhões de dólares em produtos chineses. “Vamos começar as negociações da segunda fase imediatamente, em vez de esperar até depois das eleições de 2020”, afirmou o presidente americano.

Publicidade

Donald J. Trump

@realDonaldTrump

We have agreed to a very large Phase One Deal with China. They have agreed to many structural changes and massive purchases of Agricultural Product, Energy, and Manufactured Goods, plus much more. The 25% Tariffs will remain as is, with 7 1/2% put on much of the remainder….

Donald J. Trump

@realDonaldTrump

…..The Penalty Tariffs set for December 15th will not be charged because of the fact that we made the deal. We will begin negotiations on the Phase Two Deal immediately, rather than waiting until after the 2020 Election. This is an amazing deal for all. Thank you!

21,7 mil pessoas estão falando sobre isso

 

você pode gostar também