CINTHIA CONTRA GOVERNO FEDERAL:Cinthia diz que Palmas não será cobaia de um desgoverno e mantém vacinação de adolescentes sem comorbidades; Gurupi e Araguaína suspendem

Cinthia diz que Palmas não será “cobaia de um desgoverno e mantém vacinação de adolescentes sem comorbidades; Gurupi e Araguaína suspendem

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), optou por ignorar a nova nota técnica do Ministério da Saúde (MS) e anunciou na noite de quinta-feira, 16, que irá continuar a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades. A tucana foi bastante crítica à mudança de orientação. “Não seremos ‘cobaias’ de um desgoverno. Não é justo a confusão, aflição e insegurança geradas em milhares de mães e pais de adolescentes. […] Somos a favor da vida e da ciência”, disse no Twitter.

Gurupi decide seguir MS

Já a Prefeitura de Gurupi atualizou o posicionamento. Inicialmente, o município informou que aguardaria uma uma orientação dos Conselhos Nacional (Conasems) e Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) sobre a mudança. Entretanto, o Paço emitiu uma nova nota para confirmar que irá seguir o MS e suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidades, seguindo a imunização apenas dos comórbidos.

Araguaína acompanha o Estado

A Prefeitura de Araguaína também vai suspender a vacinação dos adolescentes sem comorbidade. Em nota, a gestão afirma que irá seguir “a decisão do Governo do Estado”. Com isto, apenas os comórbidos da faixa etária poderão ser imunizados.

Cumprimento irrestrito do PNO

O governo estadual foi o primeiro a se posicionar pelo cumprimento da nova nota técnica do MS. Em nota, a Secretaria da Saúde do Tocantins reforça que “segue irrestritamente” o plano de imunização da União, o que inclui a vacinação apenas dos adolescentes com comorbidades.

Porto Nacional também suspende

A Prefeitura de Porto Nacional também informou que vai cumprir a nova orientação. “A Secretaria Municipal de Saúde informa que segue as orientações e determinações do Plano Nacional de Imunização da Vacinação contra a COVID- 19 (PNI), e, portanto, suspendeu a imunização contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades“, reforça.

Leia a íntegra das notas:

“Nota de Esclarecimento – Vacinação adolescentes contra Covid-19 Seguindo orientação do Ministério da Saúde, por meio da Nota Técnica n° 1/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informa que *está suspensa a vacinação contra Covid-19 dos adolescentes de 13 anos sem comorbidades*, que estava programada para esta sexta-feira, 17 de setembro.

A medida segue a determinação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), que revisou e restringiu a recomendação sobre a imunização contra Covid-19, em adolescentes de 12 a 17 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi destaca que a partir de agora – até que venham novas recomendações do Ministério da Saúde – em Gurupi, a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, está restrita aos jovens com comorbidades, que apresentem deficiência permanente ou que estejam privados de liberdade.

Gurupi, 16 de setembro de 2021.  

Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Gurupi”


“VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 DOS ADOLESCENTES EM ARAGUAÍNA

A Secretaria da Saúde de Araguaína informa que vai seguir a decisão do Governo do Estado para reestruturar a vacinação contra covid-19. A partir de hoje, 17, os adolescentes entre 12 a 17 anos só poderão ser vacinados se possuírem comorbidades, deficiências permanentes ou estiverem em medidas socioeducativas.

Esclarece ainda que para a vacinação será necessário apresentar além do termo de consentimento assinado pelo responsável, um laudo comprovando a comorbidade ou a deficiência permanente.


Sobre a vacinação de adolescentes, programada para este final de semana, em Porto Nacional e distritos, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional – SEMUS, informa que segue as orientações e determinações do Plano Nacional de Imunização da Vacinação contra a COVID- 19 (PNI), do Ministério da Saúde – MS e, portanto, suspendeu a imunização contra a COVID-19 em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.

A SEMUS destaca que a partir desta data – até que venham novas recomendações do MS e da Secretaria de Estado da Saúde – SES –, a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos está liberada apenas para os portadores de comorbidades, deficiência permanente ou que estejam cumprindo medidas socioeducativas.

Porto Nacional – Tocantins, 17 de setembro de 2021

Comentários
você pode gostar também