Crianças estudam em pátio após ficarem doentes por causa de infiltração na sala de aula

Por TV Anhanguera


Estudantes de CMEI adoecem por causa de problemas e passam a ter aula fora de sala

Estudantes de CMEI adoecem por causa de problemas e passam a ter aula fora de sala

Pais de crianças que estudam no Centro Municipal de Ensino Infantis (CMEI) Sementinhas do Saber, que fica no setor Santa Fé IV, em Palmas, dizem que elas estão desde agosto assistindo aulas no pátio da creche. O problema começou depois que alguns alunos com idades entre 1 e 5 anos, começaram a ter problemas respiratórios.

De acordo com os pais, os filhos adoeceram por causa de uma infiltração na parede onde ficava a lousa da sala de aula. “A respiração dela começou a ficar complicada e eu tive que levar na UPA. Aí diagnosticou que ela estava com um pequeno começo de infecção no pulmão. Aí eu vim falar com o professor, uma coisa bem rápida e ele tinha falado pra mim que estava com uma parede cheia de mofo e o ar condicionado tinha dias que não tinha limpeza e com isso prejudicou a respiração das crianças”, contou a cabeleireira Neusa Almeida.

Na unidade estudam cerca de 280 crianças. A turma da filha de Neusa Almeida está precisando assistir as aulas ao ar livre porque a sala está interditada. “Tinha que escolher entre duas opções: ou ele ficava dentro da sala exposto a uma bactéria, a um fungo que tava adoecendo eles ou traziam para o pátio e tinha aula, ou eles vão ficar no sol, ou eles vão pegar chuva”, conta Ândia Cíntia Reis, que também esteve com o filho doente.

Os pais agora cobram uma solução definitiva, já que quase dois meses se passaram e as crianças seguem tendo aula no pátio da escola. Eles contam que já tentaram conversar com a direção do CMEI. “Ela falou que ia procurar um engenheiro para quebrar a parede para ver qual era o problema, só que o problema não foi resolvido. E o meu filho, ele não está vindo para a escola todos os dias porque eu tenho que poupar a saúde dele”, diz a mãe Onária Gonçalves.

A Secretaria Municipal de Educação confirmou que a sala com a infiltração foi interditada e disse que está tomando as providências cabíveis para solucionar o problema, mas não divulgou uma data. Apesar das imagens que mostram os alunos tendo aulas no pátio, a Semed disse que as crianças foram realocadas em outras salas.

Disse ainda que em relação ao calendário letivo e a saúde dos estudantes, não haverá prejuízo.

Crianças precisaram assistir aulas fora da sala de aula em CMEI — Foto: Reprodução/TV AnhangueraCrianças precisaram assistir aulas fora da sala de aula em CMEI — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Crianças precisaram assistir aulas fora da sala de aula em CMEI — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Comentários
você pode gostar também