Próximo dos 91 anos de idade, o suplente do senador Eduardo Gomes (MDB), Siqueira Campos (DEM) assumiu o mandato na manhã desta terça-feira, 16, em cerimônia presidida pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM).

Por sua vez, Gomes ocupará, no período do mandato de Siqueira, o cargo de secretário de Estado da Governadoria no Executivo Estadual. Já o novo senador irá apresentar projetos de sua autoria no Congresso.

“O Brasil precisa criar mais estados, tem 27, precisa criar mais 20”, declarou Siqueira durante seu discurso. Emocionado ele também afirmou que tinha encerrado a carreira política, mas atendeu o chamado para assumir pela primeira vez o cargo de senador.

Ainda durante o discurso, o pioneiro do Estado declarou que sua ida ao Senado preencheria uma lacuna. “Muitas vezes me pediram que eu fosse senador. Minha carreira política está encerrada. Eu sou um velho que vai cuidar da família, dos netos, das pessoas que precisam de mim”, completa.

Eduardo Siqueira Campos também discursou e declarou ao pai que discursar em sua posse é uma honra. “Esse dia será tão importante pra mim quanto aquele dia em que saímos naquela viagem. Você é um exemplo de superação, de tenacidade, meu pai”, ressaltou em lembrança quando a família saiu do Nordeste rumo ao Tocantins.

Para o presidente do Senado a sessão foi histórica. “Abraçar Siqueira Campos é abraçar parte da história do país e deste estado pujante. A população do Tocantins está representada neste momento. Homem público que orgulha o estado do Tocantins e o Brasil”, frisou.

Também participaram da posse o governador do Tocantins em exercício, Wanderlei Barbosa (PHS), e a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB).

A assessoria de comunicação de Eduardo Gomes afirma que não está definido o tempo que Siqueira permanecerá no Senado. Ainda segundo a assessoria, a posse inicialmente estava prevista para ser realizada no dia do aniversário do ex-governador, no dia 1° de agosto, porém, a data foi alterada devido à nomeação de Gomes como secretário na Governadoria no Executivo Estadual.

História

Siqueira é ex-governador do Tocantins e irá completar no dia 1° de agosto, 91 anos de idade.

O político foi o primeiro governador do Tocantins e já exerceu o cargo em quatro mandatos. Ele também ocupou durante muitos anos uma cadeira no Congresso, como deputado federal. Além disso, Siqueira foi o parlamentar responsável pela Constituinte e relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, tendo redigido e entregado ao presidente da Assembleia, na época deputado Ulisses Guimarães, a fusão de emendas (conhecida como Emenda Siqueira Campos) que, aprovada, deu origem ao Estado do Tocantins, com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

A criação do Tocantins, pelos deputados membros Assembleia Constituinte, finalizou uma luta de quase 200 anos dos moradores do então Norte de Goiás em prol da divisão do Estado.