Efeito da maldade de Cinthia Ribeiro:Funcionários de shopping em Palmas reclamam da falta de ônibus durante horário de pico

Por G1 Tocantins

 


Reabertura de shoppings faz fluxo de passageiros aumentar em linhas de ônibus na capital

 

 

00:00/02:27

 

Reabertura de shoppings faz fluxo de passageiros aumentar em linhas de ônibus na capital

Os shoppings de Palmas passaram a funcionar a partir do meio-dia para evitar o horário de pico no transporte coletivo de Palmas. A mudança está valendo desde o dia 15 de junho, as empresas de coletivo não se adequaram à mudança, segundo funcionários das lojas. O resultado é aglomeração e ônibus lotados.

“Tá difícil devido aos ônibus. Às vezes um demora, outros passam direto”, disse o atendente Diego da Silva, que trabalha na região sul de Palmas e precisa pegar três ônibus até o trabalho. Ele diz que nem sempre pode contar com o transporte público e já chegou a fazer parte do trajeto a pé.

“Muitas vezes eu venho a pé porque estipula um horário, mas não passa nesse horário. Aí pula para outro, é geralmente assim o aplicativo deles. Eu fico indignado”, disse.

Da estação Apinajé no centro de Palmas, entre 11h e 12h, saem três ônibus em direção a um dos shoppings da capital. Uma das linhas é a que vai até a Universidade Federal. Às vezes não é suficiente e a Paloma Gonçalves conta que e também já seguiu viagem a pé. “Eu não ia esperar até meio-dia, que é o horário que eu entro, aí eu fui a pé”, disse.

Aglomeração de passageiros esperando ônibus que vai para shopping em Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Aglomeração de passageiros esperando ônibus que vai para shopping em Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Para evitar esses transtornos os shoppings também tem um papel importante, pois na reabertura dos locais as lojas se comprometeram a organizar uma escala dos funcionários.

O horário de saída da Francisca das Chagas, que mora em Luzimangues, é às 20h. Ela diz que voltar para o distrito de Porto Nacional também costuma ser complicado, principalmente no fim se semana. “Quando é 20h não tem mais ônibus para nada, entendeu? Aí nós que dependemos de ônibus como fica a situação? Como vai embora? A gente que depende sofre muito”, disse.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Palmas afirmou que os trabalhadores do shopping da região norte da capital, possuem a linha 120 que é específica para o trecho (Estação Apinajé e Shopping) e ainda a linha 090 (Estação Apinajé e Universidade Federal do Tocantins).

“Vale ressaltar ainda que, neste período de pandemia, a última viagem da linha 120 é às 21h55 (saindo da estação) durante a semana e aos finais de semana é as 20h30, uma vez que as atividades do local se encerram as 20h”, diz nota do município.

Sobre o aplicativo que mostra o horário dos ônibus, a prefeitura informou que é alimentado pelo sistema do Sindicato das Empresas de Ônibus de Palmas, a Seturb. O sindicato foi procurado e ainda deve se manifestar.

Comentários
você pode gostar também