Em evento no Bico, Wanderlei anuncia auxílio para impactados pelas enchentes

Em evento no Bico, Wanderlei anuncia auxílio para impactados pelas enchentes

Anúncio foi feito em São Miguel, um dos municípios mais impactados pelas enchentes

Durante evento realizado nesta quinta-feira, 17, em São Miguel, região do Bico do Papagaio, o governador do Estado, Wanderlei Barbosa, anunciou que a população impactada pelas enchentes deve receber um auxílio de mil reais.

 

“As prefeituras fizeram o cadastro das famílias que foram prejudicadas e isso vai servir para que eles possam comprar alguns bens que foram perdidos com a enchente, é um suporte, é um auxílio emergencial. Então, isso já está aprovado lá no Conselho da Assistência Social para que a gente possa aportar esses recursos e vamos fazer isso através da parceria com os municípios”, explicou Barbosa.

 

No início de 2022, vários municípios do Tocantins sofreram com as inundações, São Miguel foi um dos mais impactados. Na época, o Governo do Estado chegou a decretar situação de emergência.  Questionado sobre como o Estado tem ajudado o município de São Miguel, Wanderlei ressaltou que tiveram ajudas emergenciais, além do aporte de recursos para melhorar a infraestrutura que foi danificada no perímetro urbano.

 

“Nós também trouxemos alimentação naquela época, esse foi o trabalho emergencial. Para o futuro, nós vamos dar apoio para essas empresas, nós temos o banco de fomento que tem recursos definidos para esse setor. Nós vamos trabalhar nessa parceria com o Sebrae, vamos reunir em Palmas sobre isso. O projeto foi lançado e agora nós vamos encontrar os parceiros para fazer a fomentação dessa situação, e para que os nossos empresários retornem seus negócios, que aqui não foram poucos que tiveram prejuízos”, observou.

 

Juntos pelo pequeno negócio 

 

O lançamento da campanha “Juntos pelo pequeno negócio” foi realizada na manhã desta quinta-feira, 17, em São Miguel. A iniciativa é do Sebrae Tocantins, com o objetivo de apoiar os pequenos negócios e os produtores rurais dos municípios impactados pelas enchentes.

De acordo com o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, a campanha nasceu com o objetivo de ajudar as empresas a reerguer seus negócios. “Muitos municípios foram impactados pelas enchentes logo nos primeiros meses do ano. Dados levantados pela nossa equipe mostram que 21 municípios do Tocantins foram impactados. Cerca de 500 pequenos produtores rurais e 200 pequenos negócios urbanos tiveram prejuízo e precisam do nosso apoio”, relata o superintendente, destacando que a previsão do investimento para toda esta operação é de R$ 3 milhões.

As empresas atendidas pelo projeto terão subsídio de 100% do Sebrae para reparos estruturais e de equipamentos. A compra do material para os reparos será feita no próprio município.

A Campanha conta com o apoio do Governo do Tocantins, Agência de Fomento, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Microcrédito Produtivo Orientado (CEAPE) e Caixa Econômica Federal (CEF).

Comentários
você pode gostar também