Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT)

Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT)

Release nº 079/2020 – Data: 28/10/2020

Parque Tecnológico, Startups e Projetos Estratégicos como vetor de desenvolvimento do TO foi apresentado em evento científico 100% online

A mesa redonda proporcionou a exposição de ideias inovadoras tanto no segmento público e privado a fim de viabilizar o avanço tecnológico e de inovação no Tocantins

Geórgya Laranjeira Correa / Governo do Tocantins

Ações de inovação em empreendedorismo visando o desenvolvimento de empresas públicas e privadas dos governos estadual, federal e municipal foi alvo da mesa redonda realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) na 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg) desta quarta – feira, 28 em ambiente online pelo site https://sictegon.unirg.edu.br/. O evento contou com a participação de representantes de startups, com o Darley Passarin e Marcus Veloso, do presidente da Fapt, Márcio Silveira e do Analista de Fomento ao Apoio e Financiamento de Projetos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Kallil Iangle Castro Maia.

O projeto do Parque Tecnológico do Tocantins apresentado no Sicteg, representou a ação estratégica de governo rumo ao desenvolvimento do Estado em prol do fomento e a promoção de sinergias nas atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação entre as empresas da iniciativa privada e pública. O desafio no momento é a busca por parcerias públicas-privada, mas durante a mesa redonda que discutiu a temática, o representante do Finep sinalizou apoio ao projeto. “O empreendimento está sendo projetado no centro da capital tocantinense, a fim de favorecer novas ideias e tendências em negócios dos diversos segmentos da economia, além de criar um ambiente cooperativo e infraestrutura que viabilizará interação de empresas, universidades e institutos de pesquisa”, ressaltou Silveira durante a exibição do projeto.

Case de Sucesso

A mesa redonda também possibilitou a apresentação de case de sucesso de startups tocantinenses (empresas novas que desenvolveram modelo de negócio inovador com resultados reais). Conforme o empresário do aplicativo To no Lucro, Darley Passarin, desde 2015 a empresa tem se consolidado com a plataforma de vendas e entregas full servisse a cada ano e atualmente está presente em 30 cidades do país, com entregas de mais de quatro milhões de pedidos desde sua inauguração, o que soma mais de 400 mil clientes que já experimentaram o Tonolucro. “Estamos caminhando nesse viés devido a inovação e ao apoio que recebemos do Finep, por meio de edital, no início de nossas atividades empresariais, o que viabilizou a estruturação do negócio”, ressaltou Passarin.

Marcus Veloso, Embaixador da Darwin Startups, Hards e Origem By Darwin no Tocantins, e um dos dos líderes da Comunidade de inovação: Chambary Valley de Araguaína/TO, contou sua experiência no segmento de startups como o recebimento do Prêmio de Campeão das versões 2018/2019 do Hackathon AgroTech do Sebrae da cidade e ainda citou a importância de fazer parte das Startups DigiPec e ApiBOX e da participação em eventos como Campus Party Goiás 2020 e o Nasa Space App – Desafio Internacional.

“Tudo é possível quando há parcerias potenciais na região para a execução do projeto”, disse Veloso.

Apoio às Startups

Por se tratar de um segmento que tem transformado o Brasil por meio da inovação, os startups tem contado com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Desta forma o Analista de fomento do órgão, Kallil Iangle Castro Maia apresentou a missão da entidade no que tange ao desenvolvimento econômico e social do país por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

“O Finep está trabalhando muito nessa pandemia a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável e desta forma já promoveu vários editais esse ano, inclusive está com Programa de investimentos em Startups inovadoras em aberto. As inscrições do Edital de Seleção Pública 2020 – 2º rodada, podem ser feitas até o dia 14 de dezembro de 2020 pelo http://finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/652. Desta forma o Finep disponibiliza recursos financeiros para que startups com alto poder de crescimento possa enfrentar os principais desafios de seus estágios de desenvolvimento e contribuir com a economia da sua região, além de gerar empregos”, explicou o representante do Finep, Castro Maia.

Legenda: Participantes discutem sistema de inovação visando o desenvolvimento do To

Foto: Print da mesa redonda em ambiente online


Geórgya Laranjeira Corrêa

Assessora de Comunicação Social

Comentários
você pode gostar também