Governo afirma que casos de Covid aumentaram mais de 800% no TO; internações e mortes também subiram

Por Letícia Queiroz,

 


Governo diz que casos de Covid-19 aumentaram no Tocantins — Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Governo diz que casos de Covid-19 aumentaram no Tocantins — Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

O governo do estado afirmou nesta sexta-feira (4) que os casos de coronavírus aumentaram mais de 800% no Tocantins. Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam que só em janeiro deste ano o estado registrou 36.058 novos diagnósticos de Covid-19. Durante todo o mês de dezembro de 2021 foram 3.959 confirmações. O aumento entre os dois meses é de 811%.

Relatórios divulgados pelo Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde), que é monitorado pelo governo, mostram que as mortes também aumentaram.

Foram 33 óbitos ocorridos no mês de dezembro de 2021. Em janeiro deste ano o estado acumulou 46 mortes, um crescimento de 39%.

 

Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde, também houve aumento de 316% no número de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Foram 212 internações em janeiro de 2022. No último mês do ano passado 51 pacientes fizeram tratamento intensivo por causa da doença.

O secretário de saúde do Tocantins, Afonso Piva, diz que os números podem estar relacionados com aglomerações e a transmissão da variante ômicron.

“Acreditamos que seja um reflexo das festividades de final de ano e do advento da nova variante ômicron, que já está em contaminação comunitária no Estado. Por isso, mais uma vez pedimos à população o zelo com os cuidados pessoais básicos como utilização de máscara e álcool em gel, a não aglomeração e, por fim, a vacinação de todos”, disse Afonso Piva.

 

Os relatórios apontam que as pessoas mais contaminadas são adultos de 30 a 39 anos. Já os idosos de 70 a 79 anos são os que mais ocupam as UTIs e morrem.

O técnico da área de planejamento do SUS que acompanha os dados do Integra Saúde disse que todas as faixas etárias precisam reforçar os cuidados para evitar o avanço da doença. “Percebemos que a população mais jovem, ativa é quem faz o vírus circular e como consequência está contaminando seus idosos que, lamentavelmente, não resistem ao vírus”, disse.

Circulação da variante ômicron no TO

 

O governo anunciou nesta quinta-feira (3) que 70 casos da variante ômicron, da Covid-19, já foram confirmados no Tocantins. Conforme a pasta, as pessoas infectadas estão em 16 cidades.

A Secretaria de Saúde alertou os moradores para os cuidados preventivos, já que a variante pode ser mais contagiosa e os números apontam para uma contaminação comunitária.

Leia também:

primeiro caso de infecção da ômicron no Tocantins foi confirmado em dezembro de 2021. Além de anunciar as novas confirmações, o governo disse que mais casos estão em investigação. A SES informou que não há registro de morte de nenhum paciente diagnosticado com a variante.

g1 entrou em contato com a SES para saber quais são os 16 municípios onde os casos da ômicron estão concentrados, mas a pasta disse que detalhes ainda não foram divulgados porque “o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-TO) ainda está notificando os municípios sobre a detecção nestas localidades”.

O secretário de saúde do Tocantins disse que é necessário reforçar ainda mais os cuidados para evitar o avanço do vírus. “Os números apontam para a contaminação comunitária pela nova variante e reforçam que precisamos, gestão pública e população, reforçarmos os cuidados para a não proliferação do vírus”, disse Afonso Piva.

Comentários
você pode gostar também