Incêndio destrói galpão abandonado ao lado de prédios populares em Palmas

 

Oito cidades estão em risco de desastre ambiental
JA 1ª Edição – TO
Cidades estão em risco de desastre ambiental por causa de queimadas

Cidades estão em risco de desastre ambiental por causa de queimadas

Um galpão ao lado de um condomínio popular pegou fogo na manhã desta sexta-feira (19) na quadra 604 Norte, em Palmas. Um morador contou que o local pertencia a construtora que fez os prédios e estava estocando madeira. Os bombeiros informaram à TV Anhanguera que estavam sem equipes disponíveis para atender a ocorrência.

Focos de incêndio têm sido registrados em diversas regiões do estado e causando preocupação nos moradores e órgãos ambientais. Também nesta sexta-feira (19) brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Corpo de Bombeiros conseguiram controlar um grande foco de queimada na serra do lajeado, em Palmas, após várias horas de combate.

Mas as queimadas não se restringem apenas a Palmas. Em Gurupi, no sul do estado, são registrados de sete a dez focos, por dia, e os bombeiros precisaram do reforço de brigadistas contratados pelo município. Entre Colinas e Nova Olinda, na região norte, uma grande queimada atrapalhou os motoristas nas margens da BR-153.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mais de 3,4 mil focos de queimadas foram registrados desde o começo do ano no Tocantins. Em comparação com o ano passado, estado teve um crescimento de 38% no número de queimadas.

Galpão abandonado pegou fogo na região norte de Palmas — Foto: ReproduçãoGalpão abandonado pegou fogo na região norte de Palmas — Foto: Reprodução

Galpão abandonado pegou fogo na região norte de Palmas — Foto: Reprodução

Com tantos incêndios acabam faltando pessoas para combater os focos. A situação fica ainda pior por causa do período de estiagem e acaba prejudicando a saúde dos moradores. “A alta temperatura, umidade baixa, os ventos fortes e a vegetação seca contribuem para uma maior queima descontrolada. A população deve evitar o costume, o habito de queimar lixo, renovar pastagens com a queima para vir um capim novo. Isso é crime”, afirma o bombeiro Carlos Antônio.

Nesta quinta-feira (18), o governo do Tocantins decretou risco de desastre ambiental em 11 cidades em função das queimadas. São os dez municípios que mais registraram queimadas em 2018 e Palmas.

“Esse decreto tem objetivo preventivo de mobilização de todos os órgãos do estado para colaborar com essas ações de combate a incêndios florestais e fiscalização. Com isso a gente vai contratar brigadas, como o Naturatins contratou, e fizemos ações preventivas e capacitação de brigadas”, explicou o coronel Geraldo Primo.

Bombeiros registram média de seis focos de incêndio urbano por dia em Gurupi
JA 1ª Edição – TO

Comentários
você pode gostar também