Incêndios na Amazônia não podem ser pretexto para sanções, diz Bolsonaro em pronunciamento

Incêndios na Amazônia não podem ser pretexto para sanções, diz Bolsonaro em pronunciamento

Presidente disse ainda estar “ciente” das queimadas e que o governo não está “satisfeito” com o que está assistindo. Governo autorizou Forças Armadas para Estados da Amazônia Legal. Assista ao pronunciamento

Mateus Fagundes e Daniel Galvão, O Estado de S.Paulo

23 de agosto de 2019 | 21h16

ctv-wng-jair22

Presidente fez pronunciamento oficial na noite desta sexta Foto: Reprodução

SÃO PAULO – O presidente Jair Bolsonaro disse na noite desta sexta-feira, 23, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, que os incêndios florestais na Amazônia não podem ser pretexto para que nações estrangeiras lancem sanções contra o Brasil. “Incêndios florestais existem em todo o mundo. E isso não pode ser pretexto para sanções internacionais. O Brasil continuará sendo amigo de todos, e responsável pela proteção da sua floresta amazônica”, afirmou. O pronunciamento foi recebido com panelaço em cidades do País.

Assista ao pronunciamento:  

O presidente afirmou que o governo dele segue “aberto ao diálogo, com base no respeito, na verdade e cientes da nossa soberania” e reconheceu que a “nossa Amazônia” tem atraído crescente atenção do Brasil e do mundo.

Bolsonaro disse ainda estar “ciente” das queimadas e que o governo não está “satisfeito” com o que está assistindo, e que por isso vai atuar “fortemente”. “Tenho profundo amor e respeito pela amazônia. A proteção da floresta é nosso dever”, afirmou.

De acordo com ele, o governo vai combater o desmatamento. “Este é um governo de tolerância zero com criminalidade. E nesta área não será diferente”, disse, emendando: “para proteger a Amazônia, não bastam operações de fiscalização, comando e controle”.

O presidente ressaltou alguns pontos do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) assinado por ele no fim da tarde. Ele disse que o governo vai oferecer ajudar a todos os Estados da Amazônia Legal. Bolsonaro disse ainda que o Brasil tem uma matriz energética limpa, renovável e, com ela, dá importante contribuição ao planeta.

Comentários
você pode gostar também