Ipês chamam atenção pela resistência em período de seca no Tocantins

Ipês chamam atenção pela resistência em período de seca no Tocantins

A árvore é típica do cerrado e é conhecida por ser resistente às altas temperaturas. Em Palmas, elas decoram naturalmente as ruas.


Flores de ipê são atração em temporada de estiagem no Tocantins

Flores de ipê são atração em temporada de estiagem no Tocantins

Em época de estiagem no Tocantins, o colorido dos ipês é a principal atração nas ruas no período entre julho e agosto. A falta de chuva pode se tornar um grande problema, mas a floração dos ipês coloridos têm levado leveza e beleza para a população neste período. (Veja vídeo)

O ipê é uma árvore nativa brasileira. Espécie típica do cerrado, tem crescimento rápido e é muito resistente ao sol. Suas raízes não são agressivas, por isso é bastante comum encontrá-las nas calçadas da capital.

O funcionário público, Gleive Márcio Rodrigues, aproveita todo o tempo livre que tem para se dedicar ao seu passatempo como fotógrafo, e nesta temporada em que as flores surgem, Rodrigues se diverte fotografando todos os ipês que encontra pela cidade.

“Nós temos a oportunidade de registrar esses momentos e são incríveis. Você observa pela cidade muitos ipês amarelo, roxo, rosa, azul, branco e até mesmo o azul”, comentou.

Árvore de ipê é atração de população nas ruas da capital (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)Árvore de ipê é atração de população nas ruas da capital (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

Árvore de ipê é atração de população nas ruas da capital (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

A prática de fotografar os ipês nessa época do ano inclusive ganhou uma aliada, a sua filha, Isabela Kendryan de Souza, que conta ter orgulho de acompanhar o pai nesses momentos e aprender mais sobre fotografia.

A árvore de ipê é bastante comum em diversas partes do Brasil. Segundo a gestora ambiental, Chryss Macedo, o fenômeno colorido que surge em meio ao clima seco e é uma espécie endêmica brasileira encontrada em todos os estados.

“E é encontrada desde o México até a Patagônia. Ela se adapta a todos os tipos de climas, frio e calor, tem raízes profundas e por isso conseguem buscar água no fundo, no lençol freático”, explicou.

As árvores que decoram naturalmente as ruas de Palmas chamam à atenção também de pessoas como a psicóloga, Simone Bastos. Para ela o ipê é psicologia, e compara a resistência dessas árvores em território seco, com a capacidade do ser humano de florescer em meio a períodos difíceis.

Comentários
você pode gostar também