Iván Duque é eleito presidente da Colômbia

Iván Duque é eleito presidente da Colômbia

Candidato de direita apoiado pelo ex-presidente Álvaro Uribe teve 54% dos votos e derrotou o esquerdista Gustavo Petro.


Colômbia tem um novo presidente

Colômbia tem um novo presidente

O candidato de direita Iván Duque, 41 anos, foi eleito para presidir a Colômbia até 2022. Apoiado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, que governou o país entre 2002 e 2010, ele obteve 54% dos votos e venceu o esquerdista Gustavo Petro no segundo turno das eleições presidenciais do país, disputadas neste domingo (17).

Ex-roqueiro, como diz em seu próprio site oficial, o advogado tentará dar uma cara mais jovem ao conservadorismo colombiano, de volta ao poder.

Resultado da eleição, em número de votos
Com 100% das urnas apuradas
10.372.73010.372.7308.034.0898.034.089808.335808.335Iván DuqueGustavo PetroVotos em branco010M2,5M5M7,5M12,5M
Fonte: Registraduría Nacional del Estado Civil

No Twitter, Duque agradeceu aos seus eleitores pelo que chamou de “maior votação” da história da Colômbia.

“Quero agradecer a Deus e ao povo colombiano porque uma nova geração chega para governar com todos e para todos, com a maior votação da história de nosso país”.

Iván Duque

@IvanDuque

Quiero agradecerle a Dios y al pueblo colombiano, porque una nueva generación llega a gobernar con todos y para todos, con la mayor votación en la historia de nuestro país. 🇨🇴

O atual presidente Juan Manuel Santos parabenizou Duque pela vitória: “Já liguei para Ivan Duque para parabenizá-lo e desejar boa sorte. Ofereci a ele toda a colaboração do governo para fazer uma transição ordenada e tranquila”, disse em seu Twitter.

Duque agradeceu a ligação de Santos e disse que ambos estão prontos para iniciar o processo de transição. Ele também declarou em seu Twitter que recebeu ligações dos presidentes do Chile, Paraguai e Panamá.

Juan Manuel Santos

@JuanManSantos

Llamé a @IvanDuque para felicitarlo y desearle la mejor de las suertes. Le ofrecí toda la colaboración del Gobierno para hacer una transición ordenada y tranquila.

O candidato Gustavo Petro, que obteve 42% dos votos, manteve o tom de otimismo ao falar da derrota nas urnas: “Qual derrota? Oito milhões de colombianos e colombianas livres em pé. Não há derrota aqui. Por enquanto, não seremos governo.”

O segundo turno da eleição presidencial colombiana teve uma taxa de abstenção de 47,81%, além de 262.073 votos nulos e 795.510 votos em branco.

Gustavo Petro

@petrogustavo

Cuál derrota. Ocho millones de colombianos y colombianas libres en pie. Aquí no hay derrota. Por ahora no seremos gobierno.

Caracol Radio

@CaracolRadio

[Fotos] Así se vive la derrota en la campaña de @petrogustavo

Luego de conocer 99,45% del escrutinio de la segunda vuelta presidencial, los seguidores se encuentran bastante decepcionados —> https://bit.ly/2yiEFMv 

View image on Twitter
View image on Twitter
View image on Twitter
View image on Twitter
Comentários
você pode gostar também