Justiça contra Mauro Carlesse determina que novos leitos sejam disponibilizados para pacientes da Maternidade Dona Regina

Por TV Anhanguera


Justiça determina que Maternidade Dona Regina disponibilize novos leitos
Justiça determina que Maternidade Dona Regina disponibilize novos leitos

Justiça determina que Maternidade Dona Regina disponibilize novos leitos

A Justiça determinou que novos leitos sejam disponibilizados no Hospital Dona Regina, em Palmas, nesta sexta-feira (5). A decisão veio depois de um pedido da Defensoria Pública que flagrou a superlotação da unidade com bebês internados dentro das salas de cirurgia. Porém o problema continuou durante a madrugada e a manhã deste sábado (6).

Grávidas estavam na fila à espera de cirurgia sentadas em cadeiras por falta de leitos.

A Secretaria de Saúde informou que está cumprindo a decisão e abriu processo de contratação dos serviços nas redes estadual, particular e também em Goiânia. Seis bebês já foram transferidos.

Grávidas esperam por atendimento em cadeiras — Foto: Reprodução/TV AnhangueraGrávidas esperam por atendimento em cadeiras — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Grávidas esperam por atendimento em cadeiras — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Durante uma vistoria na sexta-feira, a Defensoria Pública identificou que bebês estavam nos centros cirúrgicos por causa da superlotação da unidade e falta de leitos.

A decisão determina que sejam disponibilizados imediatamente leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, UTI Pediátrica, Unidade de Cuidado Intensivo (UCI) e Unidade Intermediária (UI) Neonatal, bem como cirurgias pediátricas, em caráter de urgência, para evitar a morte dos pacientes.

Salas de cirurgias estão sendo ocupadas por pacientes internados — Foto: Reprodução/TV AnhangueraSalas de cirurgias estão sendo ocupadas por pacientes internados — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Salas de cirurgias estão sendo ocupadas por pacientes internados — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Outro lado

A Secretaria de Estado da Saúde voltou a dizer que o Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), por ser referência em atendimentos de alta complexidade para gestantes está enfrentando uma grande demanda. Isso tem causado um tempo maior de espera para realizar os atendimentos. Porém, todos os pacientes que chegam à unidade estão sendo atendidos.

Disse ainda que está cumprindo a decisão e abriu processo de contratação dos serviços nas redes estadual, particular e também em Goiânia. Seis bebês já foram transferidos.

Além disso está com chamamento público para contratação de novos especialistas.

Comentários
você pode gostar também