-- Publicidade --

Mais da metade dos pacientes infectados no ES está curada da Covid-19

Por Maíra Mendonça, G1 ES

 

Das 11.484 pessoas infectadas pelo coronavírus no Espírito Santo, mais da metade já está curada da doença.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 6.334 pacientes já haviam conseguido eliminar o vírus do organismo até a tarde desta quarta-feira (27).

O total de pacientes ainda não-curados no estado é de 4.639. Estes são considerados os casos ativos da doença, ou seja, que ainda são capazes de transmitir o coronavírus para outras pessoas.

Nessa lista, lideram bairros como a Praia da Costa, em Vila Velha, e Jardim Camburi, em Vitória. Mas foi também nestes bairros onde houve o maior número de curas.

Em Jardim Camburi, 199 moradores conseguiram superar o vírus. Já na Praia da Costa foram 173, enquanto em Itapuã, também em Vila Velha, há 129 curados.

Curados e homenagens

Cada vitória diante do vírus é comemorada não só pelas famílias, como também pelos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate à doença.

E é por isso que eles têm feito questão de homenagear os pacientes com frequência no momento em que eles deixam os hospitais.

Uma salva de palmas ecoou pelos corredores da unidade geriátrica do Hospital Meridional da Serra, na manhã do dia 28 de abril, quando médicos e enfermeiros se reuniram para se despedir de José Dalrio, um idoso de 93 anos, que apesar da idade, conseguiu enfrentar a Covid-19.

José Dalrio teve alta do Hospital Meridional  — Foto: Reprodução/Hospital Meridional

José Dalrio teve alta do Hospital Meridional — Foto: Reprodução/Hospital Meridional

Asmática e hipertensa, Laucília Sartório, de 70 anos, chegou a ficar 10 dias internada lutando contra o vírus e conseguiu vencer a batalha há pouco mais de um mês.

Para celebrar sua recuperação, ela decidiu ajudar a quem não tem condições de se proteger contra o vírus, produzindo máscaras para doação.

Parte da produção, que é vendida a quem tem condições de comprar, é revertida em alimentos para pessoas de baixa renda.

Laucília Sartório costura máscaras para doar — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Laucília Sartório costura máscaras para doar — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Se a angústia de ter um familiar infectado pelo coronavírus já é grande, imagine então quando todos os integrantes de uma mesma família testam positivo para a doença.

Foi o que aconteceu na casa de Stefânia Fernandes Vieira, em Alfredo Chaves, quando ela, o marido e os três filhos ficaram doentes.

Após 14 dias de isolamento, todos superaram a doença. Em entrevista à TV Gazeta no início deste mês, Stefânia falou sobre os momentos de tensão, que se transformaram em alívio.

“O que eu e a minha família passamos não desejo para ninguém. É como se eu tivesse vivendo o mundo outra vez”, declarou.

Família vence Covid-19 e faz camiseta em comemoração — Foto: Acervo pessoal

Família vence Covid-19 e faz camiseta em comemoração — Foto: Acervo pessoal

No início de abril, dois amigos de Linhares, no Norte do Espírito Sa

Comentários
você pode gostar também