Mais duas escolas visitam a Controladoria no 3º circuito do Projeto Educação para a Transparência

Mais duas escolas visitam a Controladoria no 3º circuito do Projeto Educação para a Transparência

Iniciativa busca ampliar a participação social através da inclusão de jovens estudantes

Gabriela Glória / Governo do Tocantins

Várias questões respondidas sobre as ferramentas de controle social marcaram o 3º circuito de visitas de estudantes à Controladoria-Geral do Estado (CGE), durante a manhã desta quarta-feira, 23.  A atividade faz parte do Projeto Educação para a Transparência, realizado através da Diretoria de Ouvidoria, Transparência e Controle Social da CGE. Desta vez, foram 53 alunos da Escola Estadual Ipês e do Centro de Ensino Médio (CEM) Santa Rita de Cássia, ambos de Palmas.

“Eu achei interessante saber como funciona as formas de denunciar as irregularidades. Saber como é gasto o dinheiro público, para onde vai e quem gasta são questões que geram muitas dúvidas e hoje tivemos a oportunidade de ser esclarecidos”, comentou a aluna Jaqueline Barbosa Silva, do CEM Santa Rita de Cássia.

No auditório da CGE o gestor da Pasta, Senivan Almeida de Arruda, fez a abertura dos trabalhos e depois foi realizada uma breve apresentação sobre o que cada setor desenvolve. Em seguida, foram feitas dinâmicas onde os estudantes puderam conhecer o funcionamento da Ouvidoria-Geral do Estado e as ferramentas de comunicação entre comunidade e Governo. Na ocasião, os alunos também puderam tirar dúvidas sobre questões como fiscalização de irregularidades, gastos públicos e o encaminhamento de demandas, dentre outros temas. Finalizando a programação, os participantes conheceram cada um dos setores do órgão.

Para a diretora de Ouvidoria, Transparência e Controle Social da CGE, Juliana Gobbo de Oliveira, a ação é uma forma de incentivar a participação social desde a juventude. “Esse projeto propõe contribuir com o exercício da cidadania através de uma ação ampla, democrática e participativa dos estudantes. Dessa forma, é possível construirmos as bases para uma sociedade que exerce seus direitos de ser informada com transparência sobre as ações de governo”, destacou.

Também colaboraram com a ação, o gerente de Transparência e Controle Social, Lucas Sousa Luz; o superintendente de Gestão e Ações de Controle Interno, Benedito Martiniano da Costa Neto; a corregedora-geral, Simone Pereira Brito; e a servidora da Corregedoria-Geral de Pessoal, Tatiane Dias Medeiros.

Diálogo

A coordenadora da Escola Estadual Ipês, Francirene do Carmo Ferreira da Silva, ressaltou a importância de os alunos e educadores poderem dialogar com o Governo e saberem encaminhar suas demandas. “Foi bem esclarecedor esse momento aqui na CGE, porque tanto eu quanto os alunos descobrimos muitas coisas que podemos aplicar no nosso cotidiano e que não tínhamos conhecimento.”

 A ação acontece em parceria com a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), através do Observatório dos Adolescentes. Já foram atendidos estudantes dos colégios Castro Alves e São José, e das escolas Rachel de Queiroz e Vale do Sol, todas estaduais e sediadas em Palmas. O 4º circuito está previsto para acontecer no dia 30 deste mês, com a presença de alunos das escolas estaduais Santa Fé e Beira Rio, também da Capital.

Fotos: Zezinha Carvalho / Governo do Tocantins

Comentários
você pode gostar também