Máquinas de radioterapia não estão funcionando nos hospitais públicos do TO

Por TV Anhanguera

 


Pacientes com câncer não conseguem serviços de radioterapia em Araguaína

Pacientes com câncer não conseguem serviços de radioterapia em Araguaína

Os pacientes que realizam tratamento contra o câncer no Tocantins estão preocupados e temem que o quadro de saúde piore. É que o Hospital Regional de Araguaína (HRA) e o Hospital Geral de Palmas (HGP), os maiores do estado, não estão oferecendo tratamentos de radioterapia e mais de 40 tocantinenses precisam fazer o acompanhamento em Imperatriz (MA). (Veja o vídeo)

A realização do procedimento está prejudicada em todo o Tocantins. Sem o equipamento no HGP, uma paciente com câncer de mama foi informada que seria encaminhada para continuar o tratamento em outro estado.

A Secretaria de Saúde informou que a máquina de radioterapia de Araguaína só vai funcionar após a liberação da Comissão Nacional de Energia Nuclear do Governo Federal. Já em Palmas o serviço é terceirizado e a unidade aguarda regularização para retornar os atendimentos. (Veja abaixo a nota na íntegra)

O problema em Araguaína é antigo. O prazo para entrega da sala de radioterapia já foi adiado por pelo menos cinco vezes. A máquina quebrou em 2014 e desde então pacientes são obrigados a viajar para fazer o tratamento. Mesmo já tendo sido substituído, o equipamento ainda não funciona por questões burocráticas.

O outro lado

Com relação ao serviço de radioterapia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional de Araguaína (HRA), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que já realizou todas as ações de competência da gestão estadual, das quais destacamos a aquisição do acelerador linear e simulador de radioterapia, ampliação e adequação do bunker, instalação e comissionamento do acelerador linear, treinamento dos profissionais e construção do Plano de Radioproteção, faltado apenas à liberação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) do governo federal.

Destacamos que plano de radioproteção foi apresentado, ainda em 2018, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) que é o órgão responsável por avaliar a segurança radiológica e emitir autorizações para operação de instalações radiativas em território nacional, sem a devida autorização a UNACON/HRA fica impedida de prestar tratamento em radioterapia, realizando os demais serviços de quimioterapia e outros relacionados ao tratamento do câncer.

Os técnicos da Secretaria estão fazendo gestão junto ao CNEN para liberação em menor tempo possível. Atualmente 43 (quarenta e três) pacientes estão em tratamento radioterápico no município de Imperatriz/MA.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Máquinas de radioterapia do Tocantins não estão funcionando — Foto: Reprodução/TV AnhangueraMáquinas de radioterapia do Tocantins não estão funcionando — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Máquinas de radioterapia do Tocantins não estão funcionando — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Comentários
você pode gostar também