Michel Temer é preso na Operação Lava Jato

ESTADÃO

Michel Temer é preso na Operação Lava Jato

Ordem de prisão contra o ex-presidente é do juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio; Moreira Franco também foi preso

Conteúdo Relacionado

  • Prisão de ex-presidente Michel Temer repercute no Congresso
  • ‘Michel Temer é o líder da organização criminosa’
  • Em decisão, Bretas tenta tirar caso Temer de Gilmar Mendes
  • Lava Jato quer Temer preso em quartel da PM; defesa quer PF

O ex-presidente Michel Temer foi preso em São Paulo, nesta quinta-feira, 21, pela Operação Lava Jato do Rio. Temer recebeu voz de prisão da Polícia Federal quando saía de sua residência logo no início da manhã, na rua Bennet, no Jardim Universidade, zona oeste da capital paulista. Clique aqui para ver o vídeo do momento da prisão.

A PF faz buscas na casa de Temer e também em seu escritório.

O ex-ministro Moreira Franco (Minas e Energia) também foi preso. Também foi decretada a prisão preventiva de João Batista Filho, o Coronel Lima, amigo do ex-presidente, a mulher dele, Maria Rita Fratezi, seu sócio, Carlos Alberto Costa, o ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro.

A prisão de Temer e dos demais alvos são decorrentes daOperação Radioatividade, investigação que apurou crimes de formação de cartel e prévio ajustamento de licitações, além do pagamento de propina a empregados da Eletronuclear. Após decisão do Supremo Tribunal Federal, o caso foi desmembrado e remetido à Justiça Federal do Rio de Janeiro.

O inquérito que mira Temer e seus aliados tem como base as delações do empresário José Antunes Sobrinho, ligado à Engevix.

ACOMPANHE AO VIVO

16h20

    • 21/03/2019

O superintendente da Polícia Federal no Rio, Ricardo Andrade Saadi, concede entrevista coletiva neste momento para detalhar a operação contra o ex-presidente Michel Temer e o ex-ministro Moreira Franco.

16h18

    • 21/03/2019

BR18: Bretas e a análise superficial 

O despacho do juiz Marcelo Bretas determinando a prisão de Michel Temer e outros acusados na delação do dono da Engevix, José Antunes Sobrinho é, antes de tudo, uma peça política.

Ele abre sua decisão falando do julgamento do STF da semana passada que determinou que casos correlatos a crimes eleitorais devem ser analisados pela Justiça Eleitoral. Em seguida, lança indiretas contra o próprio STFquestionando a legalidade do inquérito aberto na semana passada para investigar ameaças contra membros da corte.  / Vera Magalhães

16h09

    • 21/03/2019

Líder do MDB diz que todos devem cumprir a lei

senador Eduardo Braga (AM), líder do MDB no Senado, disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que todos devem cumprir a lei e que a Justiça existe para todos. “Esperamos que o Estado Democrático de Direito seja respeitado e que a defesa do ex-presidente Michel Temer possa esclarecer todas as questões”, disse o senador. (Teo Cury)

16h05

    • 21/03/2019

Contrainteligência foi usada para atrapalhar investigações

A força-tarefa da Operação Lava Jato apontou ao juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal Criminal do Rio, um ‘braço de contrainteligência da organização criminosaliderada por Michel Temer e atuação pessoal dele contra as investigações’.

“A organização criminosa comandada por Temer tinha constante e ativo direcionamento de esforços no sentido de monitorarimpedir (por meio de subtração de documentos) e confundir(pela produção de documentos) as investigações”, afirma a Lava Jato. (Julia Affonso e Fábio Serapião)

15h59

    • 21/03/2019

PT emite nota oficial sobre prisão de Michel Temer 

Em nota, o PT disse esperar que as prisões decretadas hoje estejam baseadas “em fatos consistentes, respeitando o processo legal, e não apenas por especulações e delações sem provas, como ocorreu no processo do ex-presidente Lula e em ações contra dirigentes do PT”.

A nota foi assinada pela presidente do partido e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) e pelos líderes do PT no Senado e na Câmara – respectivamente, Humberto Costa (PE) e Paulo Pimenta (RS). (Gregory Prudenciano)

15h56

    • 21/03/2019

Após a prisão, a Polícia Federal leva o ex-presidente Temer para o Rio de Janeiro. O avião com o ex-presidente decolará em instantes saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

15h49

    • 21/03/2019

Entenda: Quem é o Coronel Lima, amigo de Michel Temer apontado como intermediário de propinas

15h42

    • 21/03/2019

O juiz Marcelo Bretas determinou há pouco que Michel Temer e Moreira Franco fiquem presos na unidade prisional da Polícia Militar do Rio em Niterói.

15h05

    • 21/03/2019

VÍDEO

Veja o momento da prisão de Michel Temer:

14h58

    • 21/03/2019

Filha do ex-presidente, Luciana Temer acaba de chegar à residência do pai, que ainda é alvo de busca e apreensão.

(Pedro Venceslau)

14h45

    • 21/03/2019

BR 18: “MAIS UMA SURPRESA”

O ex-ministro do STF que atuou na defesa do ex-presidente Lula, Sepúlveda Pertence, também comentou a prisão do ex-presidente Michel Temer, dizendo estar “espantado”, ressalvando que não conhecia ainda a decisão. “É mais uma surpresa desses tempos estranhos, como diria o ministro Marco Aurélio Mello. É triste (ver dois ex-presidentes presos)”.  Leia no BR18.

14h33

    • 21/03/2019

AGENDA DE MAIA SUSPENSA

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), suspendeu sua agenda de trabalho assim que soube da prisão de Temer e de Moreira Franco. Um grupo de cerca de 20 deputados, entre eles líderes partidários, já estava na residência oficial para conversas com o presidente. De acordo com alguns deles, partiu de dois parlamentares a iniciativa de adiar os encontros para não haver constrangimentos.

De acordo com os deputados, Maia estava sereno e tranquilo. Moreira Franco é padrasto da mulher de Maia.

(Mariana Haubert e Camila Turtelli)

14h23

    • 21/03/2019

BR18 – NOTA DO PT

Em nota oficial, o comando nacional do PT diz esperar que as prisões de Michel Temer e Moreira Franco “tenham sido decretadas com base em fatos consistentes, respeitando o processo legal”.

Os petistas associam a operação de hoje ao processo contra o ex-presidente Lula e afirmam que o caso pode representar uma nova prática da Operação Lava Jato de um dos seus “espetáculos pirotécnicos”Leia na íntegra no site BR18.

14h10

    • 21/03/2019

ANÁLISE – CARLOS MELO* (INSPER)

“Hoje era para os parlamentares estarem discutindo questões ligadas à reforma da Previdência e os militares. Mas, claro, esse foco está perdido. Com muita sorte, ele será retomado apenas na terça-feira que vem.

Claro, como Moreira Franco é parente de Rodrigo Maia isso deve afetar o presidente do Câmara também (não necessariamente do ponto de vista político, mas emocional). É preciso entender como será a reação no centrão, nessa base do governo.”

*Carlos Melo é cientista político

14h04

    • 21/03/2019

GOVERNO

O vice-presidente Hamilton Mourão comentou a prisão de Michel Temer. “É muito ruim ter ex-presidente preso. Agora é esperar as investigações.”

Comentários
você pode gostar também