Moradores do Santo Amaro sofrem com avenida do bairro que não foi asfaltada

 


Moradores reclamam de ruas sem asfaltos e aumento da poeira neste período

Moradores reclamam de ruas sem asfaltos e aumento da poeira neste período

O asfalto chegou para a maioria dos moradores do Santo Amaro, na região norte de Palmas, mas não para todos. Uma avenida do bairro foi esquecida pelo poder público e a poeira causa transtorno para os moradores. (Veja vídeo)

O Pedro Gama, por exemplo, tem uma loja de materiais de construção na avenida do Santo Amaro há 11 anos. Ele conta que passa o dia todo limpando o comércio e as mercadorias, mas não consegue vencer a poeira.

“É cansativo demais porque de duas em duas horas tem que limpar. A mercadoria dá aparência de velho, de coisa usada. Então está muito difícil, insuportável trabalhar aqui. O cliente reclama e as vezes desconfia, acha que a mercadoria é usada, mas não é”, disse.

A Lita Isabel de Jesus também sofre com o problema. As roupas lavadas ela precisa colocar para secar dentro de casa e o chão fica só a poeira. “Lavo todo dia, duas vezes ao dia: de manhã e à tarde. A conta de água é um absurdo e o que a gente ganha só dá para pagar conta. É desse jeito, a gente não pode fazer mais nada, só o poder público que tem que fazer alguma coisa por nós”, diz.

A situação da região piorou com a obra do anel viário de Palmas, que começou há mais de cinco anos e não foi concluída. No lugar de benefícios, a obra levou mais problema porque fez o fluxo de caminhões aumentar na região.

Caminhão deixa rastro de poeira em avenida do Santo Amaro — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Caminhão deixa rastro de poeira em avenida do Santo Amaro — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Quem usa o transporte coletivo na quadra tem que aguardar em pé porque não dá para sentar no ponto de ônibus. As dificuldades aumentam para quem tem idoso e crianças em casa. Esse é o caso da enfermeira Oneide Zapico, que vive com o pai de 97 anos e dois netos.

“Eu tenho que colocar funcionário, retirar esse pessoal e colocar dentro de um quarto para fazer limpeza. Para eles não adoecerem por causa da imunidade porque tem idoso e criança. E como eu vivo sozinha com eles está mais difícil ainda porque para trazer um funcionário para dentro de casa eu estou correndo um risco, mas se não trazer o funcionário eles também estão correndo o risco porque a gente não tem como se livrar dessa poeira”, afirmou.

O que diz o poder público

A Prefeitura de Palmas afirmou que as ruas internas do setor Santo Amaro possuem obras de drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica e esclarece que a conclusão de pavimentação asfáltica da Av. NS-15 é de responsabilidade do Governo do Estado.

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), afirmou que o contrato da obra da NS-15 está passando por reprogramação financeira e os serviços devem ser retomados assim que concluídos os trâmites.

você pode gostar também