MPF investiga gastos de recursos federais destinados ao combate à pandemia pelo município de Palmas (TO)

MPF investiga gastos de recursos federais destinados ao combate à pandemia pelo município de Palmas (TO)

Imprimir

Tweet it!

Há divergência entre a quantidade e os números de série dos respiradores entregues pelo Ministério da Saúde e os que a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas afirma ter recebido

#Pracegover Ilustração de uma imagem carimbada em vermelho com a palavra covid-19

Imagem de Pete Linforth por Pixabay

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou na última segunda-feira (22) inquérito civil com o objetivo de apurar possíveis ilicitudes na aplicação, pelo município de Palmas, dos recursos que lhe foram entregues pela União para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

O procedimento investigatório, que será conduzido pelo Núcleo de Combate à Corrupção, é fruto de desmembramento de outro inquérito civil, no qual é apurada a destinação dos recursos federais repassados ao estado do Tocantins para o combate à disseminação do novo coronavírus. Percebeu-se no curso desse primeiro procedimento que, enquanto o Ministério da Saúde afirma ter entregue 60 respiradores, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas acusa o recebimento de 58. Além disso, os números de série dos aparelhos médicos não são os mesmos nas listagens apresentadas por ambos os órgãos ao MPF.

O inquérito civil tem prazo de tramitação de um ano, podendo ser prorrogado, e, após o encerramento de sua instrução, são decididas as medidas que serão adotadas, incluindo eventual ajuizamento de ação por ato de improbidade administrativa.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Tocantins
(63) 3219-7238/7315 | 99247-8714
[email protected] | Twitter: @mpf_to
https://saj.mpf.mp.br/

 

Comentários
você pode gostar também