O clima amistoso entre Macron e Nicolás Maduro

O clima amistoso entre Macron e Nicolás Maduro

Durante encontro na COP27, presidente da França convidou tirano para ‘realizar um trabalho bilateral útil’ na América Latina
ouça este conteúdo
play_circle_outline
O ditador da Venezuela (esq), Nicolás Maduro, e o presidente da França, Emmanuel Macron (dir), durante encontro da COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito - 07/11/2022 | Foto: Divulgação/Nicolás Maduro/Twitter

O ditador da Venezuela (esq), Nicolás Maduro, e o presidente da França, Emmanuel Macron (dir), durante encontro da COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito – 07/11/2022 | Foto: Divulgação/Nicolás Maduro/Twitter

Um vídeo que circula na internet mostra um encontro amistoso entre o presidente da França, Emmanuel Macron, e o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, durante a COP27, no Egito, na segunda-feira 7. Macron convidou Maduro para “realizar um trabalho bilateral útil” em toda a América Latina.

A conversa, de um minuto e meio, ocorreu em um corredor do espaço que sedia a conferência sobre as “mudanças climáticas”, na cidade de Sharm el-Sheikh. “Ficarei feliz se pudermos conversar mais”, disse Macron a Maduro. Nas imagens, é possível ver ambos dando um aperto de mãos e sorrindo.

Desde 2018, o apoio internacional ao presidente da Venezuela, Juan Guaidó, perdeu força na Europa. Em contrapartida, os canais de diálogo entre Macron e Nicolás Maduro se mantiveram abertos. Macron busca adotar uma política externa de “potência equilibradora” para a França, e não romper conversas com Maduro.

 

Macron parece querer aproximar-se de líderes de esquerda. O presidente francês vai receber em Paris seu homólogo colombiano, Gustavo Petro, o primeiro de extrema esquerda do país, que restabeleceu as relações entre Bogotá e Caracas, depois de uma ruptura que durou três anos.

Em crise energética em virtude da invasão da Rússia à Ucrânia, a Europa sofre com a falta de gás e busca fontes de energia “sujas”, como o petróleo (em abundância na Venezuela), para manter-se aquecida no inverno.

Comentários
você pode gostar também