RIO — Confira as principais notícias do dia.

Evo Morales renuncia na Bolívia

No rastro de uma crise iniciada com denúncias de fraude e críticas da Organização dos Estados Americanos (OEA) após sua controversa eleição, em 20 de outubro, o presidente da Bolívia, Evo Morales, renunciou ontem , após quase 14 anos no poder. Os protestos contra ele se agravaram no fim de semana, com a eclosão de motins policiais e ataques a seus aliados. Ontem, Morales chegou a convocar novas eleições, mas os comandantes das Forças Armadas e da Polícia “sugeriram” que ele deixasse o poder para “pacificar o país”. Morales denunciou a ocorrência de golpe cívico-militar, tese rejeitada por oposicionistas e pelo presidente Jair Bolsonaro.

Entenda: A renúncia é o desfecho do pecado político cometido por Evo Morales , que ignorou resultado negativo de referendo político que ele mesmo convocou, em 2016, sobre a possibilidade de inúmeras reeleições. A editora de Mundo, Claudia Antunes, explica que, ao contrariar a vontade popular e candidatar-se a um quarto mandato, Morales azedou ânimos da população, perdeu apoio e alimentou o sentimento de necessidade de alternância de poder. A tumultuada apuração eleitoral de outubro serviu de combustível para a crise institucional.

O que deve acontecer: Também renunciaram o vice-presidente e os presidentes das duas Casas do Legislativo federal, resultando em vacância de poder na Bolívia. Não há clareza sobre quem está no comando do país e tampouco quais serão os próximos passos institucionais.

Fundos de pensão: entidades expandem adesão a familiares e estimam atrair 200 mil participantes por ano

A modalidade já foi anunciada por alguns dos maiores fundos do país, como Previ (Banco do Brasil), Valia (Vale) e Real Grandeza (Furnas). Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS
A modalidade já foi anunciada por alguns dos maiores fundos do país, como Previ (Banco do Brasil), Valia (Vale) e Real Grandeza (Furnas). Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS

 

Pressionadas pelo envelhecimento da população, por mudanças no mercado de trabalho e pela necessidade de diluir seus custos diante de juros tão baixos, os fundos de pensão iniciaram este ano flexibilização inédita em suas regras de adesão, passando a permitir a entrada dos familiares de seus participantes.

Números: Segundo a Previc, que regula os fundos, já são 14 planos de previdência do tipo e outros seis prontos para sair. A Abrapp, associação das entidades, estima que os novos planos devem atrair 200 mil participantes por ano e ajudar o setor a dobrar o patrimônio para R$ 2 trilhões até 2042

Potencial de crescimento: é grande, porque as entidades estão liberando a adesão de pessoas até o terceiro ou mesmo quarto grau de parentesco. A modalidade já foi anunciada por Previ (Banco do Brasil), Valia (Vale) e Real Grandeza (Furnas). A Petros (Petrobras), segundo maior fundo do país, realiza estudos para lançar o seu no segundo semestre de 2020. Funcef (Caixa) e Fapes (BNDES) também avaliam projetos de planos familiares.

Fernando Gabeira

Não basta ser contra a mineração nas terras indígenas, é necessário apresentar uma visão estratégica para a Amazônia que leve em conta outras fontes de riqueza da produção do conhecimento e a indústria do turismo.

Viu isso?

Violência: Levantamento do GLOBO revela que 80% dos bairros do Rio contam com áreas com restrição para a prestação de serviços públicos e privados por conta da violência.

Pantanal em chamas: maior número de queimadas na área em 14 anos ameaça um dos símbolos do bioma , a arara-azul, novamente em risco de extinção.

Cena de violência: agressão do jornalista Augusto Nunes a Glenn Greenwald em programa de rádio provocou onda de intolerância nas redes sociais , alerta associação de imprensa.

Conexão internacional: astros do pop ajudam o funk brasileiro a ganhar o mundo. Entre os destaques, a parceria de KEvin oChris com Drake.

Não fuja da Raia: Aos 53 anos, Cláudia Raia posa nua e fala à Revista Ela sobre nudez, sexo, política e vaidade .

Rubro-negro quase lá: O Flamengo virou sobre o Bahia, venceu por 3 a 1 e voltou a ter 10 pontos de vantagem sobre o vice-líder, ficando mais perto de ser campeão do Campeonato Brasileiro.

Um procurador alinhado ao governo: Em um mês e meio como Procurador-Geral da República, Augusto Aras arquivou pedido de indenização a indígenas , abriu espaço a colegas ‘bolsonaristas’ e encaminhou persecução ao porteiro no episódio Marielle.

“As estações estão abandonadas. Está tudo quebrado”

JÉSSICA SOARES, USUÁRIA DO BRT

Reportagem do GLOBO passou um pente-fino no BRT e, três meses depois de acordo assinado entre o Consórcio BRT e a prefeitura do Rio, descobriu que a situação do serviço piorou muito, com mais atrasos e falta de manutenção.

Questões do Enem vazam novamente na internet

O primeiro Enem do governo Bolsonaro terminou ontem com um novo vazamento das 90 questões da prova, que no segundo dia trouxe conteúdo de Ciências da Natureza e Matemática, por volta das 16h30, nas redes sociais. Um candidato de 18 anos foi acusado pelo episódio.

A imagem da prova que está circulando por grupos de professores Foto: Reprodução
A imagem da prova que está circulando por grupos de professores Foto: Reprodução

 

Francis Hime, 8.0: compositor e pianista é homenageado pelo Festival Villa-Lobos e lança novo disco

Aos oitenta anos, Francis Hime lança na quarta “Hoje” , seu mais novo álbum, “Hoje”, com participação de Zé Renato, Olivia Hime, Leila Pinheiro e a Jazz Sinfônica Brasil. O show de lançamento abre o 57º Festival Villa-Lobos, do qual o compositor e pianista é um dos homenageados. O disco mostra um Hime em busca de novos caminhos.

O compositor Francis Hime Foto: Divulgação/Nana Moraes
O compositor Francis Hime Foto: Divulgação/Nana Moraes