O NOVO NORMAL:Condomínios investem em hortas e até em um mini mercado para que os moradores evitem ir a supermercados

Por TV Anhanguera

 


Condomínio implanta mini mercado para que morador faça compras e evite sair de casa

00:00/03:56

Condomínio implanta mini mercado para que morador faça compras e evite sair de casa

Um condomínio da capital implantou um mini mercado para que os moradores façam as compras sem sair de casa. O projeto foi construído no térreo do residencial. O local que até então não tinha utilidade agora possui uma prateleira, máquina de cartão de crédito com leitor de código de barra e algumas câmeras. É possível adquirir comidas, bebidas e produtos de higiene e limpeza. A ideia surgiu como forma de prevenção à Covid-19.

Umas das moradoras, Samara Guedes, conta que a ideia facilitou a vida de quem está em isolamento social e precisa ir ao supermercado “Não gasta com combustível, não tem estresse do trânsito, isso é um conforto e uma praticidade que todo mundo busca no seu dia-a-dia. Nós nos sentimos mais protegidos pelo fato de não precisar estar saindo de casa e se expondo ao risco de estar indo aos supermercados e enfrentar filas”, disse.

Mini mercado em condomínio facilita a vida de moradores e os protege da Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Mini mercado em condomínio facilita a vida de moradores e os protege da Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A ideia surgiu por meio de uma reportagem que o síndico viu em um telejornal. “Eu vi uma reportagem sobre um condomínio que implantou esse mercadinho em Curitiba. Em Palmas a gente não tem serviço e seria interessante se tivesse, então fui pesquisar nas redes sociais e achei uma empresa que estava implementando esse projeto aqui em Palmas. Eles acharam que era interessante a proposta por causa do número de unidades que o condomínio possui. A gente procurou um espaço que atendesse essa demanda e achamos o térreo que estava inutilizado, mas que agora está com uma serventia muito grande para os moradores”, destacou Frederico Tavares.

Outros condomínios também estão investindo em ideias que facilitem a vida dos moradores que estão em isolamento social. É o caso de um residencial, também em Palmas, que decidiu construir uma horta nos fundos do local. Até agora são nove canteiros. Inicialmente é cobrado um valor de R$ 2 para ajudar, mas a ideia é oferecer o alimento de graça. A administração do condomínio pretende dobrar a quantidade de canteiros para conseguir alimentar as cerca de 600 pessoas que moram lá.

“De início estamos cobrando o valor de R$ 2 para manter a horta do residencial e futuramente a gente tem a intenção de não cobrar. A gente vai viver com o fundo arrecadado pelo condomínio para arcar com essas despesas que são baixas. Nós usamos a água do posso artesiano. O fundo serve para comprar terra, semestre e ajudar uns aos outros”, explicou a administração do condomínio.

Horta comunitária também ajuda a evitar aglomerações e prevenir a Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Horta comunitária também ajuda a evitar aglomerações e prevenir a Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Comentários
você pode gostar também