A prefeitura de São Leopoldo informou na tarde desta quarta-feira (29) que o paciente de 40 anos com suspeita de infecção por coronavírus foi diagnosticado com a Gripe H1N1 – também conhecida como Influenza A.

Em nota, o governo municipal afirmou que as amostras do material coletadas nesta terça-feira (28) foram enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) que confirmou a presença do vírus da gripe H1N1: “A partir do resultado, o paciente será medicado para o devido tratamento, que é realizado com (o medicamento) Tamiflu”.

Um amigo que teve contato com o paciente também apresentou quadro febril e, por esta razão, também será medicado. Além dele, o filho de 15 anos do paciente, que também estava sob observação na UPA de São Leopoldo, não apresentou qualquer sintoma de infecção.

De acordo com o secretário de Saúde de São Leopoldo, Ricardo Charão, os três pacientes receberão alta nesta quarta-feira (29) com a obrigação de se manterem reclusos em suas casas até que saia o laudo do exame realizado pela Fiocruz.

Na última segunda-feira (27), o paciente, que mora e trabalha na China, procurou a UPA com febre de 38 graus e tosse. Ele reside na cidade de Kunming, há mais de 1500 quilômetros de Wuhan (origem da propagação do coronavírus), e tem parentes na cidade gaúcha.

“Ele permaneceu isolado na UPA, acompanhado pelo filho de 15 anos. Eles chegaram juntos na unidade mas o jovem não apresentou nenhum sintoma de doença”, disse Ricardo Charão.

O secretário ressaltou que, apesar de receber alta para permanecer em casa, o paciente seguirá sob monitoramento das autoridades de saúde do município.

O material coletado para análise também foi encaminhado para Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. “Mas ainda não temos previsão de divulgação desse laudo”, acrescentou.

Leia a íntegra da nota da Secretaria de Saúde de São Leopoldo:

A Prefeitura de São Leopoldo informa que com relação ao paciente internado na UPA Scharlau, com suspeita de coronavírus, o diagnóstico é de Gripe H1N1. A partir das amostras de material coletado nesta terça-feira, 28, enviado ao Laboratório Central do Estado, (Lacen), os resultados informados pelo Lacen, nesta quarta-feira, 29, diagnosticaram o quadro como Gripe H1N1. A partir do resultado, o paciente será medicado para o devido tratamento, que é realizado com Tamiflu.

O segundo caso suspeito, de um amigo que teve contato com o primeiro, e apresentou quadro febril na noite de ontem, também apresentou melhora, e não apresentou nenhuma alteração nos exames laboratoriais. Haja visto que a suspeita se devia pelo contato com o primeiro paciente oriundo da China, também receberá medicamento para Gripe H1N1.

A Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria de Saúde mantem-se alerta, com todo cuidado à saúde da população, e aguarda a manifestação do Governo do Estado, haja visto que outras cidades da região também apresentam casos suspeitos.