Pais se revoltam com situação do Hospital Infantil de Palmas: ‘Deveria ser referência”

Por TV Anhanguera

 


Apenas uma médica estaria prestando atendimento no Hospital Infantil de Palmas

Apenas uma médica estaria prestando atendimento no Hospital Infantil de Palmas

As famílias de pacientes internados no Hospital Público Infantil de Palmas estão preocupadas com a recuperação dos filhos. É que nos últimos dias a unidade tem oferecido um atendimento precário por causa da falta de profissionais. Revoltados, os pais relatam os problemas. “Viemos para um hospital que deveria ser referência, mas está um caos e não tem estrutura”, disse um pai. (Veja o vídeo)

Nesta sexta-feira (15), o pronto socorro do hospital voltou a fechar as portas para novos pacientes por causa da superlotação e da falta de profissionais. Uma notificação encaminhada para a Secretaria de Estado de Saúde pede que as crianças que necessitarem de assistência pediátrica sejam encaminhadas para outras unidades.

Segundo as acompanhantes, apenas uma pediatra está fazendo o atendimento. “Ela está se dobrando em três, quatro para poder atender 30 crianças nos corredores e na observação”, contou um pai indignado.

Um pai conta que por causa da gravidade no quadro de saúde do filho, de apenas 15 dias, foi transferido de Guaraí para Palmas, mas a forma como a internação está sendo realizada não está resolvendo. “Demos entrada aqui ele com 13 dias e fomos atendidos, mas falta medicamento. Tive acesso ao prontuário dele, fui até a direção do hospital que me garantiu que o medicamento viria e veio depois de dois dias”. Segundo ele a quantidade não é suficiente para atender todos os pacientes.

Moradora de Taquaralto, a mãe Laís conta que o filho diagnosticado com pneumonia está recebendo um atendimento inadequado. “Está faltando lençol. Eu estou com um lençol desde quarta-feira (13). Hoje chegou, mas quando a gente foi pegar já tinha acabado. Vai faltar máscara. Essa noite atrasaram as medicações”, relata.

Ela disse ainda que somente os pacientes em situações mais graves estão recebendo dosagens de antibiótico. “Tem muitos bebês que estão com a mesma coisa e os antibióticos são poucos. A doutora foi atrás junto com alguns pais, mas a quantidade que chegou não é suficiente”, reclamou.

Emocionada, outra mãe conta que o filho doente ainda não recebeu nenhuma medicação. “Está tomando soro e não foi nenhum médico lá até agora”.

O outro lado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou, em nota, que vem trabalhando para sanar os problemas com escalas médicas nos hospitais estaduais do Tocantins. Disse que apresentou nova proposta de jornada de trabalho à classe médica nesta quinta-feira (14) e está contratando quatro novos médicos para atender a demanda do pronto socorro do Hospital Infantil de Palmas.

“A Secretaria orienta os tocantinenses que só procurem o Hospital Infantil de Palmas em casos extremos e que utilize a rede de serviços de atendimento do Sistema Único de Saúde (Unidades básicas de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento) que estão aptas a realizar os atendimentos básicos e de média complexidade”, diz a nota.

Pais reclamam de atendimento oferecido no Hospital Infantil de Palmas — Foto: Reprodução/TV AnhangueraPais reclamam de atendimento oferecido no Hospital Infantil de Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Pais reclamam de atendimento oferecido no Hospital Infantil de Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Entenda

O Hospital Infantil vem apresentando problemas desde o início do mês, após médicos pedirem demissão por discordarem da jornada de trabalho decretada pelo Estado. Depois disso, dois médicos registraram boletins de ocorrência na Polícia Civil para denunciar a situação da unidade.

Uma nova jornada de trabalho para os médicos foi divulgada nesta quinta-feira (14) pelo governo na tentativa de normalizar os atendimentos nos hospitais do Tocantins. Porém, o Sindicato dos Médicos afirmou que não está de acordo com as novas escalas e pacientes ainda sofrem com a falta de atendimento nos hospitais

Hospital Infantil de Palmas está superlotado — Foto: Heitor Moreira/TV AnhangueraHospital Infantil de Palmas está superlotado — Foto: Heitor Moreira/TV Anhanguera

Hospital Infantil de Palmas está superlotado — Foto: Heitor Moreira/TV Anhanguera

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Comentários
você pode gostar também