-- Publicidade --

PALAVRA DE DEUS:Quem São os Quatro Seres Viventes?

Quem São os Quatro Seres Viventes?

Os quatro seres viventes são criaturas celestiais indescritíveis mencionadas por João no Novo Testamento e antes por Ezequiel no Antigo Testamento. No livro do Apocalipse João escreve que viu os quatro seres viventes quando teve a visão do trono de Deus. De acordo com o texto bíblico, esses seres misteriosos estavam no meio e ao redor do trono (Apocalipse 4:6).

Não há unanimidade entre os estudiosos cristãos sobre a identidade dos quatros seres viventes. Por exemplo: alguns pensam que os quatro seres viventes são uma classe especial de anjos; outros sugerem que eles são uma representação da criação; e ainda outros defendem que os quatro seres viventes tem a ver com os quatro Evangelhos.

As características dos quatro seres viventes

Sem dúvida chama a atenção no registro bíblico sobre os quatro seres viventes a descrição das características que eles possuem. O apóstolo João diz que os quatro seres viventes são cobertos de olhos, por diante e por detrás (Apocalipse 4:6).

Mas esses seres não possuem a mesma aparência. O escritor bíblico diz que o primeiro ser vivente se assemelha a um leão. O segundo ser vivente é semelhante ao novilho. O terceiro ser vivente tem o rosto como de homem. Já o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando (Apocalipse 4:7). Por fim, João diz que cada um dos quatro seres viventes possui seis asas.

Aqui é importante ter mente que a linguagem simbólica é predominante no livro do Apocalipse. Isso quer dizer que a descrição das características dos quatro seres viventes precisa ser interpretada com base nessa particularidade. Perceba que João não afirma que os seres viventes são, respectivamente, leão, novilho, homem e água, mas que eles se “assemelham” a estes.

Em outras palavras, João estava diante de seres sobrenaturais indescritíveis. Então ele usou o recurso da comparação em sua linguagem para que seus leitores pudessem vislumbrar o que ele contemplou.

Receber Estudos da Bíblia

A identidade dos quatro seres viventes

Dentre as possibilidades de interpretação sobre a identidade dos quatros seres viventes, três são as mais amplamente adotadas.

A primeira interpretação diz que os quatro seres viventes são representantes da criação. Os números são parte importante da mensagem do livro do Apocalipse. Nesse sentido, o número quatro sempre aparece no livro relacionado à criação. Então essa interpretação diz que os quatro seres viventes representam toda a natureza criada diante do trono de Deus louvando ao Senhor (cf. Salmo 19:1,2; 103:22; 148).

Dessa forma, o primeiro ser vivente semelhante ao leão representa os animais selvagens. O segundo ser vivente semelhante ao novilho representa os animais domésticos. O terceiro ser vivente semelhante ao homem representa a própria humanidade como a coroa da criação de Deus. Já o quarto ser vivente, que é parecido com uma águia em voo, representa todas as aves.

A segunda interpretação diz que os quatro seres viventes são seres angelicais de uma classe especial que ministram diante de Deus (cf. Salmo 80:1; 99:1). Nesse ponto é inegável como os quatro seres viventes vistos por João relembram os querubins que foram vistos por Ezequiel.

Naturalmente a descrição do profeta Ezequiel possui pequenas diferenças da descrição de João. Ezequiel fala dos quatro seres viventes possuindo quatro rostos – rosto de homem, leão, novilho e águia – e quatro asas (Ezequiel 1:4-25; 10:15). Então tanto João quanto Ezequiel usam linguagem simbólica para falar dos mesmos seres viventes que são difíceis de descrever.

Ainda de acordo com essa interpretação, as semelhanças dos quatro seres viventes com as figuras do leão, novilho, homem e águia, simbolizam seus atributos dedicados ao serviço a Deus. Como leão eles são fortes e poderosos; como novilho eles servem humildemente; assim como o homem eles são seres racionais; e como águia eles são ágeis e velozes.

Por último, a terceira interpretação – e também a menos aceita – diz que os quatro seres viventes simbolizam os quatro Evangelhos que apresentam, respectivamente, Cristo como Rei (Evangelho de Mateus), Servo (Evangelho de Marcos), Homem perfeito (Evangelho de Lucas) e Divino (Evangelho de João).

O que os quatro seres viventes fazem?

O texto bíblico não deixa qualquer dúvida quanto ao que os quatro seres viventes fazem. Eles são seres que ministram incansavelmente diante de Deus.

O apóstolo João escreve que os seres viventes não descansam nem de dia nem de noite. O serviço que eles prestam a Deus é ininterrupto. A declaração de adoração que eles proclamam é uma canção aos atributos de Deus. Eles dizem: “Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir” (Apocalipse 4:8).

João também registra como os quatro seres viventes, os vinte e quatro anciãos, os incontáveis anjos e todas as criaturas que há, se juntam para render adoração ao Cordeiro de Deus e louvar a glória do Senhor manifesta na obra da redenção (Apocalipse 5:8-14).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!
Comentários
você pode gostar também