Pessoas com comorbidades começam a ser vacinadas em Palmas e Araguaína Gurupi amplia faixa etária da campanha

 


Vacinas serão aplicadas em novos públicos nas três maiores cidades do TO — Foto: Paulo Schueler/Fiocruz

Vacinas serão aplicadas em novos públicos nas três maiores cidades do TO — Foto: Paulo Schueler/Fiocruz

As três maiores cidades do Tocantins vão ampliar os públicos prioritários da vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira (6). Em Palmas e Araguaína, ao mesmo tempo em que a faixa etária passa a incluir quem tem mais de 60 anos, também começa a vacinação de pessoas com comorbidades. Veja como fica em cada uma destas cidades:

Palmas

 

  • Pessoas com comorbidades

 

Na capital, a prefeitura vai começar a utilizar as doses da vacina da Pfizer para imunizar pessoas com comorbidades. A imunização será nas Unidades de Saúde da Família da Arno 42 (405 Norte), Arse 122 (1.206 Sul) e Novo Horizonte, no Jardim Aureny IV e segue até o sábado (8).

Além dos pontos que vão funcionar nos três dias, na sexta-feira (7) a vacinação ocorrerá também no Ginásio do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). Em todos os casos, o horário de vacinação é das 9h às 17h. Ao todo, 3.510 doses devem ser aplicadas

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) disse que nesta etapa vai vacinas pessoas a partir de 18 anos que tenham Síndrome de Down, gestantes ou puérperas até 45 dias após o parto, ambas com comorbidades e que tenham a partir 18 anos de idade.

Também podem se vacinar nesta etapa, pessoas com comorbidades com 59 anos e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) que também tenham 59 anos. Apenas as comorbidades que estão na lista divulgada pela prefeitura serão atendidas neste momento. É obrigatória a apresentação de exames.

  • Idosos

 

Para este público, a vacinação ocorre em cinco pontos da Capital, sendo dois em formato drive thru, na Praia da Graciosa, das 8h às 17h, e na Feira Coberta do Aureny III, das 8h às 16h. O terceiro ponto disponível é o ginásio do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), das 8h às 13h. A imunização também ocorrerá nas Unidades de Saúde da Família da Arno 44 (409 Norte) e Bela Vista, das 8h às 16h. Nestes locais, pessoas acima de 61 também poderão ser imunizadas.

Para se vacinar, as pessoas devem portar documentos pessoais (RG ou CNH), Cartão de Vacina e CPF. Já os profissionais da saúde que necessitem tomar a segunda dose, podem comparecer aos pontos com os documentos citados e o Cartão de Vacina com o registro da primeira dose.

Araguaína

 

Em Araguaína, o novo grupo prioritário é formado por pessoas com mais de 18 anos, que tenham síndrome de down ou doença renal crônica em diálise, gestantes ou puérperas de até 45 dias pós-parto com comorbidades. Também serão atendidas pessoas entre 55 a 59 anos com comorbidades ou deficiências permanentes que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

A vacinação será realizada nas unidades básicas de saúde da cidade, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As exceções são as três UBS que são referência contra covid-19: Dr. Raimundo Gomes Marinho (Setor Maracanã), Albeny Soares (Setor Couto) e José de Sousa Rezende (Setor Alto Bonito). Para ajudar no acesso do público-alvo haverá atendimento também no sábado, das 8h às 14h.

No ato da vacinação, as pessoas deverão apresentar comprovante que demonstre pertencer a um destes grupos de risco como relatório, laudo ou prescrição médica com validade de até um ano e também cartão de vacina, RG e CPF.

Gurupi

 

Nesta quinta (6) e sexta-feira (7) os idosos a partir de 60, anos começam a ser vacinados contra a Covid-19 em Gurupi. A Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Imunização informou que também continuará com a imunização do público de 63 e 64 anos, que estava na etapa anterior.

Quem estiver dentro desta faixa etária, poderá receber a primeira dose da vacina Astrazeneca em quatro pontos de vacinação: UBS Sol Nascente, Praça do Centro de Convenções Mauro Cunha, Feira da Rua 13 (saída para Peixe) e na UBS Vila Íris.

A imunização vai iniciar às 8h e seguirá enquanto durar as doses. Quem for tomar a vacina deve levar o cartão de vacinação, cartão SUS, CPF e RG.

Comentários
você pode gostar também