Pioneiro do jornalismo tocantinense, Otávio Barros morre aos 80 anos em Palmas

Pioneiro do jornalismo tocantinense, Otávio Barros morre aos 80 anos em Palmas

Natural de Ouricuri (PE), Otávio Barros residia no Tocantins desde 1970 e foi autor do primeiro livro sobre a história do Estado

O jornalista e escritor Otávio Barros morreu neste sábado, 12, em Palmas, aos 80 anos. Ele foi pioneiro do jornalismo tocantinense, fundador de jornais e autor de várias obras que contam a história do Tocantins e de seus fundadores.

 

Natural de Ouricuri (PE), Otávio Barros residia no Tocantins desde 1970, foi autor do primeiro livro sobre a história do Estado – Breve História do Tocantins (Edição Fieto/1997) – e também era membro da Academia Tocantinense de Letras.

 

Nota de Pesar – Secretaria de Estado da Comunicação

 

A Secretaria de Estado da Comunicação do Tocantins lamenta, com muito pesar, o falecimento aos 80 anos, de um dos mourões do jornalismo tocantinense, o jornalista Otávio Barros.

 

Jornalista e escritor premiado, Otávio Barros foi pioneiro do jornalismo tocantinense. Fundador de jornais e autor de várias obras que contam a história do Tocantins e de seus fundadores, Otávio Barros é exemplo para seus colegas jornalistas e deixa um legado ímpar de ética e compromisso com a correta informação, comunicação e com a literatura tocantinense.

 

Nos resta honrar a memória de Otávio Barros e pedir que o Espírito Santo de Deus console nossos corações, dos familiares e amigos neste momento de dor e despedida.

 

Nota de Pesar – Deputada federal Professora Dorinha 

 

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do jornalista Otávio Barros, aos 80 anos, baluarte do Jornalismo e do Tocantins, neste sábado, 12 de março. Ao Estado, o jornalista deixa um incrível legado marcado por várias obras, quando, inclusive, lançou várias delas no Salão do Livro. À família e amigos rogo a Deus que os console neste momento difícil. Que Deus dê a ele o descanso eterno. 

 

Nota de pesar – Deputada federal Dulce Miranda

 

Me junto às demais pessoas que lamentavelmente sentem-se tristes com a passagem do escritor e jornalista por excelência, o Dr. o Otávio Barros, como sempre o chamei, neste sábado, 12.  Tive a oportunidade de encontrá-lo por algumas vezes na condição de primeira-dama, ocasiões pelas quais conversamos muito sobre o Tocantins, e, em algumas delas aceitei ideias dele para a melhoria da qualidade de vida do nosso Estado, este seu grande amor e paixão.  

 

Homem extremamente culto, sempre quis mostrar ao Brasil, quiçá ao mundo, todas as belezas do  Tocantins principalmente de sua gente. 

 

Sempre tive e terei muito respeito pelo Dr. Otávio Barros, e, neste momento de partida para o outro Plano espiritual, rogo ao nosso Amado Pai celestial o acolhimento ao espírito dele, e que seus ensinamentos, conselhos e amor pelo Tocantins sejam seguidos por todas as gerações. 

 

Registro todo o meu respeito, admiração e carinho ao Dr. Otávio Barros, familiares e amigos. Que o seu legado seja realmente lembrado nas páginas da história deste Estado. Siga em paz. 

 

Minhas condolências.

 

Nota de Pesar – Secretário da Cultura e Turismo do Estado do Tocantins (Sectur) Hercy Filho

 

É com profunda tristeza que recebo a noticia do falecimento do jornalista e escritor Otávio Barros, neste sábado, 12, em Palmas.  

 

Otávio Barros será sempre lembrado como uma das principais referências sobre história e memória do nosso Tocantins, autor de diversas obras que contam a trajetória deste povo de luta do Norte. 

 

Atuou como jornalista em diversos veículos e também era membro da Academia Tocantinense de Letras (ATL-TO).

 

Meus sentimentos a sua família, em especial, aos quatro filhos que hoje, perderam um Pai. 

 

Que Deus conforte o coração de todos!

 

Nota de Pesar – Ronaldo Dimas 

 

Com muita tristeza, tomei conhecimento do falecimento do jornalista Otávio Barros, 81 anos, em Palmas. De história profissional rica, ele iniciou a carreira em Pernambuco, mas colaborou com jornais de vários estados do Brasil e participou, ativamente, da história de criação do nosso querido Tocantins desde que passou a morar na nossa Araguaína e depois na linda Capital.

Pessoa de bom trato, perspicaz, Otávio Barros tinha aquele que talvez seja o principal dom dos maiores jornalistas: saber contar boas histórias.

Otávio Barros escreveu dezenas de livros, a maioria deles contando a história do nosso lindo Estado. Conheci Otávio Barros há muito tempo e sempre tive o maior respeito por ele. A sua partida deixa um sentimento de tristeza em todos nós que amamos e convivemos com o bom jornalismo.

A todos os familiares e amigos, meus mais sinceros votos de força neste momento tão difícil.

Comentários
você pode gostar também