A operação “Jagunço”, uma parceria entre as Polícias Civis do Tocantins e do Maranhão, deflagrada na manhã desta quinta-feira, 11, resultou na detenção de quatro pessoas, que são suspeitas de tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo.

Segundo o delgado Tobias Luiz Nunes, que é o responsável pela delegacia policial de Goiatins (TO) as ações conjuntas foram simultâneas em diversos pontos do povoado Helenópolis, zona rural de Carolina (MA), local que servia como base para o suposto comércio ilegal de armas de fogo. O negócio se estendia pelas cidades tocantinenses de Goiatins e Campos Lindos, que ficam no entorno do povoado maranhense.

Os policiais capturaram em flagrante dois indivíduos, que estavam no local, um homem de 42 anos e outro de 77 anos. Eles eram os responsáveis pelo gerenciamento da venda. Com eles foram apreendidas 19 armas de fogo – a maioria eram espingardas -, muitas caixas de munições de diversos calibres, pólvora e chumbos para recargar cartuchos, espoleta e outros objetos.

As forças policiais também foram até o povoado Estiva, localizado na zona rural de Goiatins, e por lá efetuaram mais duas prisões, um homem de 37 anos e outro de 32 anos. Eles estavam com a posse de 78 papelotes de maconha e cinco espingardas, de calibres 20, 22 e 36.

Os suspeitos foram conduzidos para as delegacias de Polícia Civil de Goiatins e para a unidade policial de Carolina, para a realizem os procedimentos legais. Para o delegado Tobias Nunes de Souza, a operação “Jagunço” resultou em umas das maiores ações de apreensão de armas e munições já realizadas na região.