Polícia faz buscas em casa e escritório de advogado suspeito de ser funcionário fantasma


Advogado mora e trabalha em Araguaína — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Advogado mora e trabalha em Araguaína — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A Polícia Civil realizou buscas nesta quinta-feira (3) na casa e no escritório de um advogado de Araguaína que não teve o nome divulgado pela Secretaria de Segurança Pública. A ação é um desdobramento da Operação Catarse, que investiga a existência de funcionários fantasmas no Governo do Tocantins e na Assembleia Legislativa.

O advogado alvo das buscas é suspeito de ter recebido sem trabalhar enquanto esteve lotado na Secretaria Geral de Governo, sediada em Palmas. Além de advogado, ele também atuava como contador. Policiais da 3ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (3ª DEIC) estiveram nos endereços e recolheram documentos que podem estar relacionados ao caso.

O Governo do Tocantins disse que colabora com a investigação e que realizou uma reforma administrativa para diminuir contratos. (veja a nota na íntegra ao final da reportagem)

Por causa das prerrogativas especiais da advocacia, as buscas foram acompanhadas por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil. Não há mandado de prisão nesta fase da investigação. A lotação do advogado na secretaria teria sido no ano de 2018. Desde então, a pasta foi extinta.

A investigação

 

A operação foi lançada em 2019. A investigação atualmente tramita em sigilo. O caso ganhou ainda mais repercussão no Tocantins quando os delegados que comandavam a investigação foram afastados e mandados para outras delegacias pela cúpula da Secretaria de Segurança Pública. Na época, o governo do Tocantins disse que a redistribuição tem como parâmetro critérios objetivos estabelecidos no seu Regimento Interno.

O sindicato que representa os delegados acusou o governo de tentar interferir politicamente na investigação. O caso acabou se tornando uma disputa judicial, mas os desembargadores do Tribunal de Justiça do Tocantins entenderam que o governo tinha autonomia para fazer as mudanças. O sindicato está recorrendo da decisão em instâncias superiores.

Nota do Governo do Tocantins na íntegra

O Governo do Tocantins reafirma que a Polícia Civil conta com total apoio em suas investigações. Cabe relembrar que foi a atual gestão que realizou a reforma administrativa, extinguindo cargos em comissão, reduzindo secretarias e demais gastos com a máquina pública.

O Governo do Tocantins ressalta o compromisso com a legalidade dos atos públicos, e ainda, que toda suspeita de irregularidade será investigada com transparência e isenção.

Comentários
você pode gostar também