Políticos de hoje e do passado homenageiam Siqueira Campos pelos seus 92 anos

Política

Políticos de hoje e do passado homenageiam Siqueira Campos pelos seus 92 anos

O ex-governador Siqueira Campos (DEM) está completando 92 anos neste sábado, 1º, mas, por conta da pandemia da Covid-19, não fará as tradicionais movimentações: geralmente, uma missa em Palmas e uma visita a Arraias, que completa 280 anos também neste sábado.

Homenagem dos pioneiros

No entanto, não faltaram homenagens de admiradores e políticos nas redes sociais. A principal deles foi um vídeo produzido pela Associação dos Pioneiros de Palmas, que conta com a participação do governador Mauro Carlesse (DEM), dos senadores Eduardo Gomes (MDB) e Kátia Abreu (Progressistas), do presidente da Assembleia, Antônio Andrade (PTB); e dos prefeitos das maiores cidades — Cinthia Ribeiro (PSDB), de Palmas; Ronaldo Dimas (Podemos), de Araguaína; Laurez Moreira (PSDB), de Gurupi; e Moisés Avelino (MDB), de Paraíso. Além deles, muitos pioneiros do Estado, como o ex-governador Raimundo Boi, o ex-deputado federal Antônio Jorge, o ex-deputado federal Darci Coelho, o ex-deputado estadual Osvaldo Mota, o ex-deputado estadual Manuel Bueno, entre outros. Alguns visivelmente emocionados.

Um homem que criou um Estado

O governador Carlesse também fez um vídeo em homenagem a Siqueira Campos. “Um homem que foi responsável por um Estado”, definiu, elencando obras e realizações do ex-governador.

Nos enche de orgulho

O vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido) disse em nota que, “homem ilustre”, Siqueira Campos “nos enche de orgulho por sua importante participação na história do Tocantins”. “Ele fez greve de fome na Constituinte de 1988 para forçar o desmembramento do norte de Goiás, se tornou quatro vezes governador do Tocantins e também assumiu uma cadeira no Senado. Por suas importantes ações como homem público, ajudou a dar mais dignidade a milhões de tocantinenses. Desejo forças e saúde para que continue compartilhando saber e experiência. Deus o abençoe. Receba o meu abraço meu amigo Siqueira Campos”, afirmou Wanderlei.

Governador por 4 mandatos

José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato (CE), em 1º de agosto de 1928. Foi vereador em Colinas nos anos 1960 e depois deputado federal por mandatos consecutivos, quando encampou a luta pela criação do Tocantins. Com o novo Estado surgido da Constituição de 1988, foi eleito seu primeiro governador, cargo que exerceu por quatro vezes (de 1989 a 1991, de 1995 a 1998, de 1999 a 2002 e de 2011 a 2014).

Suplente de senador

Em 2018 foi eleito primeiro suplente de senador de Eduardo Gomes. Siqueira já chegou a assumir o mandato em julho de 2019, quando o titular tirou licença para ocupar uma secretaria extraordinária no governo Carlesse.

Confira algumas homenagens a Siqueira nas redes sociais:

você pode gostar também