Primeiro-ministro canadense diz que míssil do Irã derrubou avião ucraniano

Primeiro-ministro canadense diz que míssil do Irã derrubou avião ucraniano

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que um míssil enviado pelo Irã derrubou o avião ucraniano que caiu logo após decolar em Teerã, matando as 176 pessoas a bordo. A mesma narrativa começou a ser usada pelo governo dos EUA nesta quinta-feira 9. Teerã nega

(Foto: Adrian Wyld)

247 – O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que um míssil enviado pelo Irã derrubou o avião ucraniano que caiu logo após decolar em Teerã, matando as 176 pessoas a bordo, nesta quarta-feira 8.

A mesma narrativa começou a ser usada pelo governo dos Estados Unidos nesta quinta-feira 9. Primeiro, uma reportagem da revista norte-americana Newsweek trouxe declarações de três fontes – duas oficiais do governo americano – que disseram que o acidente foi causado por um sistema anti-míssil do Irã.

O presidente dos EUA, Donald Trump, também falou sobre o assunto e comentou que “alguém pode ter cometido um erro”. Ele acrescentou a jornalistas ter suspeitas sobre o acidente e uma sensação muito ruim sobre o avião, mas não deu outros detalhes.

O chefe da aviação civil iraniana, no entanto, negou essa possibilidade e a classificou de rumor ilógico, segundo a Reuters. De acordo com chefe da Organização de Aviação Civil do Irã, Ali Abedzadeh, é impossível que o avião tenha sido abatido por um míssil.

O Boeing 737 transportava 176 pessoas: 82 iranianos, 63 canadenses, dez suecos, quatro afegãos e três britânicos. Outros 11 eram ucranianos, incluindo os nove tripulantes. Ao menos trinta vítimas eram da região de Edmonton, Canadá, que acolhe uma importante diáspora iraniana, informa o UOL.

Comentários
você pode gostar também