Psiquiatria pode tratar homossexualidade que se manifesta na infância, diz papa Francisco

Psiquiatria pode tratar homossexualidade que se manifesta na infância, diz papa Francisco

Publicado em 27 agosto, 2018 12:59 pm

Da RFI

Em uma coletiva de imprensa no voo de volta de Dublin, onde encerrou o Encontro Mundial das Famílias no domingo, o papa respondeu à pergunta de um jornalista sobre o que ele diria aos pais que constatassem orientações homossexuais em seus filhos. “Eu diria primeiramente que eles rezassem, não condenassem, dialogassem, compreendessem, para acolher o filho ou a filha”, respondeu Jorge Bergoglio.

Papa Francisco durante visita ao Santuário de Knock, em Dublin (Foto: Tiziana FABI / AFP)

Ao mesmo tempo, o sumo pontífice afirmou que é preciso levar em conta a idade das pessoas. “Quando [a homossexualidade] se manifesta desde a infância, há muitas coisas a serem feitas pela psiquiatria, para ver como são as coisas. É diferente de quando se manifesta depois dos 20 anos”, reiterou.

O papa também recomendou que as famílias conversem sobre o assunto. “Jamais diria que o silêncio é um remédio. Ignorar seu filho ou sua filha que tem tendências homossexuais é um defeito na paternidade ou maternidade”, concluiu.

Homossexualidade não é doença, dizem ONGs

As associações de defesa dos direitos LGBT da França denunciam a irresponsabilidade das declarações do sumo pontífice. “Condenamos essas afirmações que dão a ideia que a homossexualidade é uma doença. Ora, se há uma doença é essa homofobia engessada na sociedade que persegue as pessoas LGBT”, reagiu a porta-voz da ONG francesa Inter-LGBT, Clémence Zamora-Cruz.

Segundo ela, as declarações são graves porque elas focam nas crianças, lembrando que “estudos demonstram que o risco de suicídio é mais alto entre os jovens LGBT”.

“Graves e irresponsáveis”, classifica a ONG SOS Homofobia da França. No Twitter, a organização escreve que as afirmações do sumo pontífice “incitam ao ódio em nossas sociedades já marcadas pela homofobia e a transfobia”.

Comentários
você pode gostar também